O Mais Potente dos Afetos: Spinoza e Nietzsche

O Mais Potente dos Afetos: Spinoza e Nietzsche André Martins


Compartilhe


O Mais Potente dos Afetos: Spinoza e Nietzsche





Nietzsche, em uma célebre carta enviada a Franz Overbeck em julho de 1881, diz encontrar em Spinoza seu único precursor, e que a partir de então sua solidão (Einsamkeit) passava a ser uma dualidão (Zweisamkeit). Tal pequeno texto é o ponto de partida deste livro. Nele, Nietzsche afirma que sua filosofia e a de Spinoza têm a mesma tendência geral: fazer do conhecimento o mais potente dos afetos. E lista em seguida outros cinco pontos de aproximação entre elas: negar o livre-arbítrio, a teleologia e as causas finais, a ordem moral do mundo, o desinteresse e o mal. No início desse mesmo ano, Nietzsche já havia afirmado que o conhecimento da realidade é aquilo que “aumenta a beleza do mundo e torna mais ensolarado tudo o que há” e que por isso “a felicidade suprema consiste no conhecer”, encerrando o aforismo mencionando Spinoza entre aqueles que vivenciaram o conhecimento como um descobrir e inventar.



Cada um desses seis pontos de proximidade mencionados na carta é abordado separadamente por um nietzschiano e por um spinoziano, dentre alguns dos mais consagrados especialistas nas filosofias de Spinoza e de Nietzsche do Brasil e da França. A intenção é a de que cada leitor possa chegar a suas próprias conclusões, a partir do cotejamento de um e outro texto sobre cada um dos pontos em questão. Se tanto para Spinoza quanto para Nietzsche o conhecimento é um afeto – e o mais potente dos afetos –, esperamos que esse livro possa afetar seu leitor, contribuindo para a vitalidade da pesquisa filosófica atual.

Edições (1)

ver mais
O Mais Potente dos Afetos: Spinoza e Nietzsche

Similares

(6) ver mais
As ilusões do eu
Desejo, paixão e ação na ética de Espinosa
Aristóteles
Ética

Resenhas para O Mais Potente dos Afetos: Spinoza e Nietzsche (1)

ver mais
Resumo dos Tópicos do livro
on 28/1/14


Achei o livro muito bom e escrevi uma resenha/resumo dele no meu blog "Razão Inadequada" Para os interessados em lerem a resenha antes de comprar o livro, segue o endereço do site:... leia mais

Estatísticas

Desejam7
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 4.9 / 14
5
ranking 86
86%
4
ranking 14
14%
3
ranking 0
0%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

73%

28%