O mapeador de ausências

O mapeador de ausências Mia Couto


Compartilhe


O mapeador de ausências





A partir das memórias familiares e da figura do próprio pai, Mia Couto tece este belo romance que transita entre a Moçambique pré e pós-independência.

Diogo Santiago é um intelectual moçambicano respeitado e de muito prestígio. Professor universitário em Maputo e poeta, ele volta pela primeira vez em anos à Beira, sua cidade natal, às vésperas do ciclone que a arrasou em 2019, para receber uma homenagem de seus conterrâneos.

Mas o regresso à Beira é também o regresso a um passado longínquo, à sua infância e juventude, quando Moçambique ainda era uma colônia portuguesa. Menino branco, ele é filho de um pai jornalista e poeta, e de uma mãe absolutamente prática e com os pés no chão. Do pai, recorda das viagens que fez com ele ao local de terríveis massacres cometidos pela tropa colonial, da perseguição e prisão pela polícia política, a Pide, e, sobretudo, de seu amor pela poesia. Entre vivos e mortos, Santiago revisita os personagens que fizeram parte de sua história.

Ficção / Literatura Estrangeira / Romance

Edições (2)

ver mais
O mapeador de ausências
O mapeador de ausências

Similares

(1) ver mais
Revista TAG Curadoria - Julho 2021

Resenhas para O mapeador de ausências (128)

ver mais
Mapeando o passado
on 1/7/21


Mia Couto, só não é mais famoso, por escrever em língua portuguesa, pois a sua narrativa por vezes poética é fascinante. Esse livro é uma busca por um passado, porém uma análise de até que ponto buscar o passado faz bem. O título é justamente sobre isso, sobre mapear a ausência, pois muitas vezes se vai atrás do que não existe, ou se existiu não mais interessa. Há como todo os livros do Mia passagens que nos ensina muito sobre a vida, como a que diz "...não perdoamos, aprendemos a esqu... leia mais

Vídeos O mapeador de ausências (1)

ver mais
O mapeador de ausências - Mia Couto

O mapeador de ausências - Mia Couto


Estatísticas

Desejam45
Trocam1
Avaliações 4.1 / 584
5
ranking 45
45%
4
ranking 41
41%
3
ranking 11
11%
2
ranking 2
2%
1
ranking 0
0%

20%

80%

Jenifer
cadastrou em:
11/08/2021 14:51:28
Alê | @alexandrejjr
editou em:
09/11/2021 17:29:47

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR