O Marido Complacente

O Marido Complacente Marquês de Sade
Paulo Hecker Filho


Compartilhe


O Marido Complacente





Num raro ensaio sobre a arte da escrita, o Marquês de Sade prescrevia aos postulantes que um escritor deve "pintar os homens tais como são". Na vida e na literatura o Marquês foi coerente. Se por um lado passou a vida em prisões, pagando por crimes de licenciosidade, perversões sexuais e violência sexual, por outro lado legou à história uma obra ampla e complexa, testemunha de seu tormento e de qualidade inquestionável. Este "O Marido Complacente" é uma reunião de contos escritos com exímia técnica -- uma característica do Marquês -- e uma amostra fiel de seu universo literário e pessoal.

Contos: "A serpente"; "A gasconada"; "Abençoada simulação"; "O rufião punido"; "O bispo atolado"; "O fantasma"; "Os oradores provençais"; "Vai assim mesmo"; "O marido complacente"; "Aventura incompreensível atestada por toda um província"; "A flor do castanheiro"; "O preceptor filósofo"; "A pudica ou o encontro imprevisto"; "Emília de Tourville ou a crueldade fraterna"; "Augustina de Villeblanche ou o estratagema do amor"; "Faça-se como requerido"; "O presidente ludibriado"; "Telião"; "O corno de si mesmo ou a conciliação inesperada"; "Há lugar para dois"; "O marido castigado"; "O marido padre – Conto provençal"; "A castelã de Longeville ou a mulher vingada"; "Os gatunos".

Contos / Literatura Estrangeira

Edições (3)

ver mais
O Marido Complacente
O Marido Complacente
O Marido Complacente

Similares

(9) ver mais
Tereza Filósofa
Os Crimes do Amor
Pequenos Pássaros
Os Infortúnios da Virtude

Resenhas para O Marido Complacente (8)

ver mais
Sarcástico, irônico e completamente amoral
on 10/12/09


Penso que as palavras acima definem melhor o que esse livro foi para mim. Não que eu não tenha gostado; pois gostei muito! Não foi aquele sadismo todo que aguardava ansiosamente, mesmo assim, dei boas risadas com algumas coisas, além de ter apreciado a forma livre e sem enrolações com que o Marquês escreve. Logo no primeiro conto, levei um susto com a maneira simples, rude e direta com que Sade me contava a história. Depois de recomposto, me acostumei às suas narrativas, secas em si, ... leia mais

Estatísticas

Desejam35
Trocam3
Avaliações 3.6 / 221
5
ranking 19
19%
4
ranking 34
34%
3
ranking 35
35%
2
ranking 10
10%
1
ranking 2
2%

43%

57%

orffeus
cadastrou em:
08/01/2009 02:32:41