O Medo à Liberdade

O Medo à Liberdade Erich Fromm


Compartilhe


O Medo à Liberdade


ESCAPE FROM FREEDOM




Fromm e a liberdade







O que é a liberdade como experiência humana? É algo inerente à natureza humana? É uma experiência idêntica, independente do tipo da cultura em que a pessoa vive, ou difere de acordo com o grau de individualismo atingido em uma determinada sociedade? É a liberdade apenas a ausência da pressão externa ou é também a presença de algo? Quais os fatores sócio-econômicos que contribuem para o anelo da liberdade? Pode a liberdade tornar-se um fardo por demais pesado? Por que, então, a liberdade é, para muitos, objetivo cobiçado e para outros ameaça? Não haverá igualmente, paralela ao desejo de liberdade, uma aspiração instintiva à submissão? O que é no homem uma sede de poder insaciável? Será o vigor de uma energia vital ou uma incapacidade fundamental para experimentar a vida amorosamente?



A análise do aspecto humano da liberdade e do autoritarismo obriga-nos a encarar um problema geral, qual seja o papel que os fatores psicológicos desempenham como forças ativas no processo social. A imagem familiar do homem nos últimos séculos era a de um ser racional cujas ações eram determinadas por seu interesse próprio e pela capacidade de agir em conformidade com este. As forças obscuras e diabólicas da natureza humana haviam sido relegadas para a Idade Média e explicadas pela falta de conhecimentos.

Mais:

almanaque FOLHA

http://almanaque.folha.uol.com.br/leituras_25nov02.shtml



--------------------



If humanity cannot live with the dangers and responsibilities inherent in freedom, it will probably turn to authoritarianism. This is the central idea of Escape from freedom , a landmark work by one of the most distinguished thinkers of our time, and a book that is as timely now as when first published in 1941. Few books have thrown such light upon the forces that shape modern society or penetrated so deeply into the causes of authoritarian systems. If the rise of democracy set some people free, at the same time it gave birth to a society in which the individual feels alienated and dehumanized. Using the insights of psychoanalysis as probing agents, Fromm s work analyzes the illness of contemporary civilization as witnessed by its willingness to submit to totalitarian rule.

(sinopse :Livraria Cultura)

Psicologia / Sociologia

Edições (7)

ver mais
O Medo à Liberdade
O Medo à Liberdade
O Medo à Liberdade
O Medo à Liberdade

Similares

(8) ver mais
The Forgotten Language
Conceito marxista do homem
Psicanálise da Sociedade Contemporânea
Análise do Homem

Resenhas para O Medo à Liberdade (5)

ver mais
Erich Fromm - O Medo à Liberdade
on 28/4/23


Este livro ilumina uma grande fatia da realidade dos nossos tempos, esta frase talvez soe um pouco estranha mas, parafraseando Wittgenstein no seu prólogo, creio que aqueles que já tiveram esta ideia compreenderão o que digo. Fromm faz situar muito bem o que existe no real através dos conceitos psicológicos com que explica as realidades, nomeadamente, a luta entre a liberdade de ser e enfrentar o destino que se quer para si, e a submissão a uma ordem mais geral que apoie, ajude e nos ... leia mais

Estatísticas

Desejam49
Trocam1
Avaliações 4.3 / 70
5
ranking 51
51%
4
ranking 33
33%
3
ranking 13
13%
2
ranking 0
0%
1
ranking 3
3%

42%

58%

Cris
cadastrou em:
16/01/2009 00:32:57

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR