O memorial do desterro

O memorial do desterro Mauro Maciel


Compartilhe


O memorial do desterro





O inquilino de um renomado escritor é encontrado morto ao lado de um barco à vela, às margens de um rio, na fictícia cidade de Santa Maria do Mar Revolto, no sul do Brasil. Com o inquilino morto, apenas uma carta foi encontrada e ela estava endereçada ao seu escritor preferido que vivia em autoexílio numa praia distante do nordeste do país, há mais de vinte anos.
Identificado como irlandês, o falecido inquilino permanece insepulto durante vários dias, sem que nenhum parente, amigo ou vizinho manifestasse interesse em providenciar o enterro. Diante dessa inusitada situação, o redator-chefe de obituários de Santa Maria do Mar Revolto resolve telefonar para o escritor, solicitando que assumisse o encargo de realizar o sepultamento, cujos trâmites dependiam apenas do registro de um obituário no Livro Tombo dos Mortos.
Convencido de que poderia escrever um obituário e enterrar o inquilino irlandês em troca de um barco à vela, o renomado escritor aceita regressar àquela cidade, mesmo sabendo que nela reencontraria todos os fantasmas e tormentos que o fizeram desistir de escrever vinte anos atrás.
Durante o regresso, em meio a uma busca frenética e desesperada por informações que permitam redigir o obituário do irlandês, o renomado escritor relembra seus escritos e enlouquece a ponto de cometer um crime. Não fosse o apoio do investigador Mário Monte, um experiente policial que estava prestes a se aposentar, o escritor teria sucumbido.
Juntos, o escritor e o policial procuram elucidar o mistério que envolve a vida do irlandês e tentam atribuir uma memória ao falecido, imaginando hipóteses para explicar o fato de o irlandês ter apagado todos os seus rastros naquela cidade.
As circunstâncias, porém, obrigam os personagens a navegar pelo Atlântico Sul em busca de uma pequena ilha próxima ao continente. O escritor e o investigador começam, então, uma desesperada aventura em alto-mar, navegando por dias e noites em um modesto barco à vela, sem imaginar as imprevisíveis consequências. O memorial do desterro é um romance de ficção marcado por sucessivos dramas humanos, abordando a perene necessidade que o ser humano tem de escrever e de registrar suas memórias.

Romance

Edições (1)

ver mais
O memorial do desterro

Similares


Resenhas para O memorial do desterro (8)

ver mais
on 1/10/21


Livro nacional pouco falado, curtinho, mas achei muito surpreendente e instigante. Temáticas em torno da memória, da lembrança e do esquecimento fazem-nos refletir sobre a busca de nossa própria identidade e de nossa história. Leitura fluida e super gostoso de ler. Adorei!... leia mais

Estatísticas

Desejam1
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 3.9 / 24
5
ranking 21
21%
4
ranking 63
63%
3
ranking 13
13%
2
ranking 4
4%
1
ranking 0
0%

33%

67%

João gregorio
cadastrou em:
16/08/2019 13:36:20
Steph.Mostav
editou em:
29/08/2019 10:46:39

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR