O Mercador de Veneza

O Mercador de Veneza William Shakespeare


Compartilhe


O Mercador de Veneza





O mercador de Veneza é uma das obras mais polêmicas de William Shakespeare (1564-1616). Escrita por volta de 1596, aborda o choque entre diferentes culturas, tema tão presente hoje como na Inglaterra do século XVI. Tradicionalmente classificada como comédia, apresenta elementos típicos do romantismo; um exemplo é a heroína da peça – Pórcia –, uma dama italiana à procura de um marido.

A história tem lugar entre Veneza e a fictícia Belmonte e mostra o antagonismo entre Antônio – o mercador do título da obra, comerciante cristão de prestígio – e Shylock, um usurário judeu que leva o outro ao tribunal no intuito de cobrar uma dívida. Para criar este que é um dos seus mais populares personagens, Shakespeare se inspirou na peça O judeu de Malta, de seu contemporâneo Christopher Marlowe.

Nesta obra fica clara a habilidade shakespeariana de colocar elementos altamente trágicos numa peça que termina em casamentos e reconciliações. Sem piedade, o dramaturgo manipula a opinião do público em meio a personagens tão dúbios quanto ardilosos, criando um dos seus melhores trabalhos.

Literatura Estrangeira / Drama / Humor, Comédia / Romance

Edições (22)

ver mais
O mercador de Veneza
O Mercador de Veneza
O Mercador de Veneza
O Mercador de Veneza

Similares

(40) ver mais
Otelo
Hamlet
O Rei Lear
A Megera Domada

Resenhas para O Mercador de Veneza (171)

ver mais
Justiça e vingança
on 9/8/20


Já ouviu alguma vez as pessoas falarem ?O enredo é o mesmo, só muda os atores?? Se sim, sabe que geralmente falamos isso quando temos um problema que frequentemente vemos acontecer com diversas pessoas. Para mim as obras de Shakespeare são incríveis, maravilhosas, inteligentes, sagazes, marcantes e atemporais - e elas o são justamente por causa desse pequeno ?ditado?. Shakespeare escreve para a humanidade e não para um século ou um local. Este livro, ?O Mercador de Veneza?, trata, basi... leia mais

Vídeos O Mercador de Veneza (2)

ver mais
#14 - O Mercador de Veneza, a retórica e as letras miúdas

#14 - O Mercador de Veneza, a retórica e as l

The Merchant of Venice (2004) - Official Trailer

The Merchant of Venice (2004) - Official Trai


Estatísticas

Desejam453
Trocam40
Avaliações 4.0 / 3.663
5
ranking 37
37%
4
ranking 37
37%
3
ranking 21
21%
2
ranking 4
4%
1
ranking 1
1%

26%

74%

Ygor Gouvêa
cadastrou em:
14/05/2016 18:35:28

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR