O Método 6

O Método 6 Edgar Morin


Compartilhe


O Método 6


Ética




Este sexto e último volume de O Método constitui o ponto culminante da grande obra de Edgar Morin, traduzida em inúmeros países. O autor fez da complexidade um problema fundamental a ser abordado e elucidado. Ganhou seguidores e suscitou um movimento pela “reforma do pensamento”. Neste sexto tomo, o mais concreto e talvez o mais acessível, Edgar Morin parte da crise contemporânea, ocidental, da ética para voltar a ela, ao final, depois de uma análise antropológica, histórica e filosófica do problema.



O dever não pode ser deduzido de um saber, mas dele necessita. A consciência moral não pode ser deduzida da consciência intelectual, mas dela necessita. Ou seja, necessita de pensamento e de reflexão. Na verdade, as boas intenções podem determinar más ações e a vontade moral pode gerar conseqüências imorais. Daí a pertinência do preceito moral de Pascal: deve-se trabalhar para pensar bem. Cumprir o dever nem sempre é simples ou evidente, mas incerto e aleatório. Por isso, a ética é complexa.



Para além do moralismo e do niilismo, o autor, sem cair na pretensão clássica de fundamentar a moral, busca encontrar e regenerar as suas fontes na vida, na sociedade e no indivíduo, dado que o humano é, ao mesmo tempo, indivíduo/sociedade/espécie. Morin trata aqui os problemas permanentes da ética cada vez mais agravados pelas relações entre ética e política, ciência e ética. Este livro faz uma grande aposta: a compreensão de uma ética complexa.

Edições (1)

ver mais
O Método 6

Similares

(1) ver mais
Manual de Ética

Resenhas para O Método 6 (1)

ver mais
on 15/8/20


O Método 6: ética utiliza uma linguagem mais coloquial que os volumes anteriores e reexplica alguns dos conceitos fundamentais da Teoria da complexidade, o que o torna, entre os livros do Morin, o de mais fácil acesso para os não iniciados. Para a construção de sua teoria ética, Morin parte de um conceito de inspiração kantiana, definindo a ética como exigência moral auto-imposta. Mas, em lugar dos imperativos originarem-se apenas da razão prática como é próprio de Kant, na Ética da c... leia mais

Estatísticas

Desejam20
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 3.6 / 11
5
ranking 27
27%
4
ranking 27
27%
3
ranking 27
27%
2
ranking 18
18%
1
ranking 0
0%

43%

57%

Maurício
cadastrou em:
15/11/2009 18:19:44

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR