O Meu Pé de Laranja Lima

O Meu Pé de Laranja Lima José Mauro de Vasconcelos


Compartilhe


O Meu Pé de Laranja Lima (José Mauro de Vasconcelos)





Um clássico da literatura brasileira, com adaptações para a televisão, o cinema e o teatro, O Meu Pé de Laranja Lima é desses livros que marcam época. Lançado em 1968, trata-se de uma história fortemente autobiográfica, que demonstra a mão de um escritor experiente, ciente do efeito que pode provocar nos leitores com suas cenas e a composição de seus personagens.

O protagonista Zezé tem 6 anos e mora num bairro modesto, na zona norte do Rio de Janeiro. O pai está desempregado, e a família passa por dificuldades. O menino vive aprontando, sem jamais se conformar com as limitações que o mundo lhe impõe – viaja com sua imaginação, brinca, explora, descobre, responde aos adultos, mete-se em confusões, causa pequenos desastres.

As surras que lhe aplicam seu pai e sua irmã mais velha são seu suplício, a ponto de fazê-lo querer desistir da vida. No entanto, o apego ao mundo que criou felizmente sempre fala mais alto. Só não há remédio para a dor, para a perda. E Zezé muito cedo descobrirá isso. A alegria e a tristeza não poderiam estar mais bem combinadas do que nestas páginas. E isso, se não explica, justifica a imensa popularidade alcançada pelo livro.

Ficção / Infantil / Infantojuvenil / Literatura Brasileira

Edições (2)

ver mais
O Meu Pé de Laranja Lima
O meu Pé de Laranja Lima

Similares

(27) ver mais
O Meu Pé de Laranja Lima
O Meu Pé de Laranja Lima
O meu pé de laranja lima
Mon Bel Oranger (Texte Intégral)

Resenhas para O Meu Pé de Laranja Lima (126)

ver mais
on 2/6/20


"Matar não quer dizer pagar o revólver e fazer bum! Não é isso, a gente mata no coração. Vai deixando de querer bem. E um dia a pessoa morre." Que livro! Jamais esquecerei!... leia mais

Estatísticas

Desejam46
Trocam1
Avaliações 4.6 / 461
5
ranking 79
79%
4
ranking 16
16%
3
ranking 4
4%
2
ranking 1
1%
1
ranking 0
0%

16%

84%

João gregorio
cadastrou em:
08/06/2019 12:47:08
Pri Paiva
editou em:
08/02/2021 17:24:46
Pri Paiva
aprovou em:
08/02/2021 17:24:59

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR