O mito de Sísifo

O mito de Sísifo Albert Camus


Compartilhe


O mito de Sísifo





De um dos mais importantes e representativos autores do século XX e Prêmio Nobel de Literatura.

Albert Camus, um dos escritores e intelectuais mais influentes do século XX, publicou O mito de Sísifo em 1942. Este ensaio sobre o absurdo tornou-se uma importante contribuição filosófico-existencial e exerceu profunda influência sobre toda uma geração. Camus destaca o mundo imerso em irracionalidades e lembra Sísifo, condenado pelos deuses a empurrar incessantemente uma pedra até o alto da montanha, de onde ela tornava a cair, caracterizando seu trabalho como inútil e sem esperança.

O autor faz um retrato do mundo em que vivemos e do dilema enfrentado pelo homem contemporâneo: “Ou não somos livres e o responsável pelo mal é Deus todo-poderoso, ou somos livres e responsáveis, mas Deus não é todo-poderoso.” Quando Camus publicou O mito de Sísifo, em 1942, em plena Segunda Guerra Mundial, o mundo parecia mesmo absurdo. A guerra, a ocupação da França, o triunfo aparente da violência e da injustiça, tudo se opunha de forma brutal e desmentida à ideia do universo racional. Os deuses que condenaram Sísifo a empurrar incessantemente uma pedra até o alto da montanha, de ela tornava a cair, caracterizaram um trabalho inútil e sem esperança que podia exprimir a situação contemporânea.

Camus diz em O mito de Sísifo que “sempre houve homens para defender os direitos do irracional”. A época atual vê renascer sistemas paradoxais que se empenham em fazer a razão tropeçar. O terrorismo individual sucede o terrorismo de Estado, e vice-versa.

Ensaios / Ficção / Filosofia / Literatura Estrangeira

Edições (9)

ver mais
O Mito de Sísifo
O mito de Sísifo
O Mito de Sísifo
O mito de Sísifo

Similares

(23) ver mais
A Queda
O estrangeiro
Box Albert Camus
O Muro

Resenhas para O mito de Sísifo (126)

ver mais
E o céu pode esperar.
on 26/7/14


Disse Drummond no seu poema Resíduo:“De tudo ficou um pouco”. Da leitura que fiz da obra O Mito de Sísifo também ficou um pouco, uma vez que minha familiaridade com a Filosofia se reduz a zero, portanto é com muita timidez que comentarei sobre o livro. Não iniciei a leitura desavisada. Foi me dado saber por meio da leitura do "O Estrangeiro”- um convite as outras obras de Camus - que suas obras são permeada pela presença do absurdo, e foi a necessidade de entender um pouco mais sobre... leia mais

Vídeos O mito de Sísifo (4)

ver mais
O mito de Sísifo - Albert Camus - Audiobook

O mito de Sísifo - Albert Camus - Audiobook

O mito de Sísifo ?? | Albert Camus

O mito de Sísifo ?? | Albert Camus

Entendendo o livro  O mito de Sísifo, de Albert Camus

Entendendo o livro O mito de Sísifo, de Albe

O Mito de Sísifo, Albert Camus

O Mito de Sísifo, Albert Camus


Estatísticas

Desejam552
Trocam3
Avaliações 4.3 / 1.954
5
ranking 55
55%
4
ranking 34
34%
3
ranking 10
10%
2
ranking 1
1%
1
ranking 0
0%

48%

52%

Emme, o Fernando
cadastrou em:
17/01/2018 18:51:58
Alê | @alexandrejjr
editou em:
19/11/2021 14:44:08

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR