O Mundo é Bárbaro

O Mundo é Bárbaro Luis Fernando Verissimo


Compartilhe


O Mundo é Bárbaro


e o que nós temos a ver com isso




No filme O Exterminador do Futuro, um Schwarzenegger é mandado ao passado para matar a mãe de um líder revolucionário que está incomodando o governo. Matar o inimigo pela raiz, por assim dizer. A lógica é inatacável: se não nascer no passado, o problema não existirá no futuro.

Muita gente já deve ter imaginado o que faria se tivesse o mesmo poder de voltar atrás para alterar um detalhe, refazer uma escolha, corrigir uma bobagem e mudar a sua vida. Há quem diga que a primeira tarefa do hipotético exterminador deveria ser voltar 508 anos, se postar na praia e, à aproximação dos barcos de Cabral, começar a agitar os braços e gritar "Não! Não!".

Passados 508 anos, o ser humano parece inviável, segue ateando fogo à Terra e nada indica que um superbombeiro se aproxima para a apagar o incêndio. Do meio ambiente à política, passando pela economia e pelo comportamento bárbaro das pessoas no dia-a-dia, sobram argumentos para os pessimistas. Mas nem tudo está perdido. O planeta é habitado pelo humor de Luis Fernando Verissimo e sua salvação está nas crônicas reunidas no livro O Mundo é Bárbaro.

Escolhidas num universo de 500 textos, entre os melhores que o autor escreveu nos últimos oito anos, elas discutem a ascensão chinesa, a guerra contra o terror, a candidatura de Barack Obama à presidência dos Estados Unidos e o passado e o futuro do Brasil e da América Latina. Simultaneamente, fazem um raio x acurado do comportamento do homem contemporâneo.

"Esses assuntos, por mais díspares que sejam, quase sempre convergem para uma crítica aguda desta época globalizada. Nesse sentido Verissimo é um cronista da História e da memória, e também um mestre da crítica social e política", observa o escritor Milton Hatoum.

Em O Mundo É Bárbaro, destaca-se o talento único de Veríssimo para casar assuntos que dizem respeito a toda a humanidade com outros tirados da banalidade cotidiana, sempre com os textos curtos e o olhar crítico aguçado que o tornou referência tanto para o leitor comum quanto para escritores e jornalistas de renome.

Edições (2)

ver mais
O Mundo é Bárbaro
O Mundo é Bárbaro

Similares

(17) ver mais
Evolução Decrescente
No vermelho
Diálogos Impossíveis
Todas as Histórias do Analista de Bagé

Resenhas para O Mundo é Bárbaro (20)

ver mais
on 20/12/08


excepcional!... leia mais

Estatísticas

Desejam86
Trocam38
Avaliações 3.7 / 876
5
ranking 25
25%
4
ranking 33
33%
3
ranking 31
31%
2
ranking 9
9%
1
ranking 2
2%

41%

59%

ksilveira
cadastrou em:
18/05/2012 18:49:15