O mundo que habita em nós

O mundo que habita em nós Liliane Prata


Compartilhe


O mundo que habita em nós


Reflexões filosóficas e literárias para tempos (in)tensos




Por que tantos de nós estão perdidos e ansiosos nadando entre a raiva e a melancolia? Nossa subjetividade tem sido sugada por um redemoinho de idealizações, imediatismo, comparações, angústias, miopia para a alteridade e confusão entre narcisismo e amor-próprio, e isso tem implicações individuais e sociais. O mundo que habita em nós convida leitores e leitoras a entender, por meio de deliciosas e precisas reflexões filosóficas, o mundo em que vivemos e o que ele muitas vezes provoca no interior de cada um. Tais reflexões são embasadas em citações literárias, poéticas e musicais, verdadeiras inspirações para quem lê.

A obra é divida em quatro partes: 1. O “nós” que habita o “eu”, 2. O apagamento do outro, 3. Muros e carências, e 4. O si mesmo no mundo, e os assuntos abordados são, entre outros: solidão; parecer versus ser; pressa, busca do prazer e perda da singularidade; adequações e escolhas; medo e controle; o encontro com o si mesmo e o fortalecimento do si mesmo, todos eles de extrema relevância nos dias de hoje.

Tempos sombrios pedem informação de qualidade; tanto melhor se ela vier por meio de uma leitura luminosa. Aceite, então, o convite irrecusável da autora: “Espero que, após a leitura, você ganhe mais consciência de si mesma/si mesmo, aumente sua compreensão sobre as distâncias e os emaranhados entre você e as coisas, distinga com mais clareza o que quer daquilo que não quer para você, e sinta mais profundamente, com mais graça do que frustração, a experiência de estar vivo”.

Filosofia / Literatura Brasileira

Edições (1)

ver mais
O mundo que habita em nós

Similares


Resenhas para O mundo que habita em nós (1)

ver mais
Para ler, reler, marcar e amar
3 weeks ago


O livro da Lili habitou em mim por poucos dias. Não tenho o hábito de sublinhar ou marcar frases e parágrafos, mas decidi fotografar alguns trechos que me marcaram e precisei contar a outras pessoas como o que ela escreveu mexeu comigo. Ao avançar na leitura, fui convidado a encarar de frente questões que todos temos, ainda mais em tempos tão acelerados, que vive no imperativo de ações e sentimentos automáticos. Ela nos revela algo que todo mundo já sabe de alguma forma, mas não per... leia mais

Estatísticas

Desejam33
Trocam1
Avaliações 4.4 / 18
5
ranking 61
61%
4
ranking 33
33%
3
ranking 0
0%
2
ranking 6
6%
1
ranking 0
0%

10%

90%

Jenifer
cadastrou em:
11/06/2019 16:06:24