O Neoliberalismo

O Neoliberalismo David Harvey


Compartilhe


O Neoliberalismo


História e implicações




Os futuros historiadores poderão considerar os anos 1978-1980 um ponto de ruptura revolucionário na história social e econômica do mundo: Deng Xiaoping deu os primeiros passos que iriam transformar a China de um remoto país fechado num centro aberto de dinamismo capitalista Paul Volcker assumiu o FED e mudou dramaticamente a política monetária Margaret Thatcher foi eleita com a tarefa de restringir o poder dos sindicatos e de levar ao fim uma destruidora estagnação inflacionária Ronald Reagan impeliu os EUA a revitalizarem sua economia.

Volcker e Thatcher arrancaram das sombras de uma relativa obscuridade uma doutrina particular que respondia pelo nome de neoliberalismo e a transformaram na diretriz central do pensamento e da administração econômicos. O neoliberalismo se tornou hegemônico como modalidade de discurso e passou a afetar tão amplamente os modos de pensamento que se incorporou às maneiras cotidianas de muitas pessoas interpretarem, viverem e compreenderem o mundo.

Este livro relata a história político-econômica da origem da neoliberalização e de como ela proliferou de modo tão abrangente no cenário mundial, revelando sua origem, descrevendo sua disseminação pelo globo e explicitando seus efeitos devastadores. Além disso, o engajamento crítico com essa história sugere uma estrutura passível de permitir identificar e construir propostas políticas e econômicas alternativas.

Edições (2)

ver mais
O Neoliberalismo
A Brief History of Neoliberalism

Similares

(13) ver mais
O novo imperialismo
Para Entender O Capital
Guerra dos Lugares
Multidão

Resenhas para O Neoliberalismo (1)

ver mais
Lista de Livros: O Neoliberalismo: história e implicações – David Harvey
on 21/10/18


“No plano internacional, os Estados neoliberais centrais deram ao FMI e ao Banco Mundial, em 1982, plena autoridade para negociar o alívio da dívida, o que significou na verdade proteger da ameaça de falência as principais instituições financeiras internacionais. Com efeito, o FMI cobre, com o máximo de sua capacidade, exposições a riscos e incertezas nos mercados financeiros internacionais. É difícil justificar essa prática seguindo a teoria neoliberal, já que os investidores d... leia mais

Estatísticas

Desejam31
Trocam1
Avaliações 4.4 / 25
5
ranking 52
52%
4
ranking 40
40%
3
ranking 8
8%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

62%

38%

Rafael
cadastrou em:
24/04/2012 14:40:18