O novo tempo do mundo

O novo tempo do mundo Paulo Arantes


Compartilhe


O novo tempo do mundo (Estado de Sítio)


E outros estudos sobre a era da emergência




Os ensaios que integram O novo tempo do mundo formam o mapa possível de nosso tempo – um tempo em contínua guerra civil, assinalado pela ausência de perspectivas, estado de exceção permanente, catástrofe ambiental, colapso urbano e militarização do cotidiano: uma era de perpétua emergência, em que esquerda e direita confluem na gestão de programas de urgência.

Refletindo sobre as manifestações de junho de 2013, o extermínio colonial, a economia de guerra, a indústria dos presídios, as UPPs, o trabalho nos campos de concentração, as revoltas nos guetos, o golpe militar de 64, Paulo Arantes enfrenta neste livro o ambicioso desafio de pensar a experiência da história em uma era de expectativas decrescentes.

“Se a esquerda intelectual brasileira pretende mesmo algum dia despertar do coma profundo em que se encontra", provoca Arantes, "creio que a primeira providencia seria repassar os grandes lugares-comuns de nossa tradição crítica por um prisma teórico e político à altura da ruptura de época que estamos atravessando as cegas.”

O livro integra a coleção Estado de Sítio, coordenada por Paulo Arantes, na Boitempo e conta ainda com um generoso prefácio de Marildo Menegat intitulado "Um intelectual diante da barbárie", que reflete sobre a modalidade singular de teoria crítica empreendida por Arantes no livro. Situada na tensa fissura entre espaço de experiência e horizonte de expectativa, a escrita de Arantes lida com a substancia social própria da modernização capitalista para absorver a experiência contraditória da contemporaniedade.

Ensaios / Política

Edições (1)

ver mais
O novo tempo do mundo

Similares

(13) ver mais
Extinção
Imobilismo em Movimento
Brasil. Sociedade em Movimento
1964

Resenhas para O novo tempo do mundo (1)

ver mais
O novo tempo do mundo - e outros estudos sobre a era da emergência', do filosofo Paulo Arantes, professor aposentado da Universidade de São Paulo, tem a qualidade de unir aguda sensibilidade aos fenômenos mais contraditórios da atualidade com o distanciamento critico de um acadêmico de formação filosófica solida, para promover uma analise conceitual radical de uma era de expectativas decrescentes. A obra, que integra a coleção dirigida por Arantes, a Estado de Sitio, vira acrescida de ... leia mais

Estatísticas

Desejam28
Trocam2
Avaliações 4.4 / 7
5
ranking 57
57%
4
ranking 29
29%
3
ranking 14
14%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

51%

49%

Daniel Cunha
cadastrou em:
04/06/2014 21:50:19
jonathan
editou em:
07/11/2019 17:35:27

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR