O obsceno pássaro da noite

O obsceno pássaro da noite José Donoso


Compartilhe


O obsceno pássaro da noite





O obsceno pássaro da noite é o livro mais importante de José Donoso e uma das obras mais ambiciosas da ficção em língua espanhola no século XX. Publicado pela primeira vez em 1970, depois de aproximadamente dez anos sendo gestado, o romance estabeleceu definitivamente o nome de Donoso como um dos principais representantes do chamado boom da literatura hispano-americana, ao lado de Gabriel García Márquez, Mario Vargas Llosa, Julio Cortázar e Carlos Fuentes.

Com uma estrutura ousada e uma atmosfera permanentemente ambígua, marcada pelo insólito e pelo grotesco, o romance tem como cenário principal uma antiga casa de exercícios espirituais prestes a ser desativada.

Nessa construção arruinada, um faz-tudo conhecido como Mudinho passa os dias vedando portas, disfarçando remendos e atendendo aos mais variados desígnios das velhas, órfãs e freiras que dormem em quartos atulhados de restos, mergulhadas na decrepitude e na pobreza. Entre galerias escuras e corredores sinuosos, Mudinho urde um relato vertiginoso, em que a realidade imediata que o circunda logo cede espaço às alucinadas lembranças de seu passado, nas quais aparece como secretário particular de um aristocrata que procura proteger o filho disforme criando um mundo paralelo habitado apenas por monstros.

Ficção / Literatura Estrangeira / Romance

Edições (3)

ver mais
O obsceno pássaro da noite
O obsceno pássaro da noite
O obsceno pássaro da noite

Similares

(10) ver mais
Afirma Pereira
Histórias de Cronópios e de Famas
Deixa comigo
Monsieur Pain

Resenhas para O obsceno pássaro da noite (9)

ver mais
Desvario
on 17/9/15


Deixe o pensamento completamente livre, como se fosse uma criança. Crie situações em volta, como se fosse o redator de um sonho. Então, crie as histórias mais surreais que puder conceber, mas sempre com um pé na realidade, para que tenham algum fundo de credibilidade. Tempere com relações sexuais escatológicas, nojentas como nunca leu em lugar nenhum, personagens enlouquecidos, deformidades monstruosas, embaralhe tudo. E talvez você consiga escrever um livro parecido com "O obscen... leia mais

Vídeos O obsceno pássaro da noite (1)

ver mais
O Obsceno Pássaro da Noite - José Donoso - #desafiolivrada2018

O Obsceno Pássaro da Noite - José Donoso - #d


Estatísticas

Desejam183
Trocam1
Avaliações 3.7 / 100
5
ranking 27
27%
4
ranking 39
39%
3
ranking 22
22%
2
ranking 7
7%
1
ranking 5
5%

33%

67%

Silvio
cadastrou em:
05/01/2013 12:12:22
Jenifer
editou em:
22/09/2019 19:22:42