O Ódio à Democracia

O Ódio à Democracia Jacques Rancière


Compartilhe


O Ódio à Democracia





O filósofo francês Jacques Rancière levanta questões sobre o sistema político atual de uma forma que poucos cientistas políticos têm coragem de fazer. Sem importar lados ou bandeiras, é um livro para fomentar boas e acaloradas discussões. O que é democracia? Países que usam tropas para defender o sistema são de fato democráticos? Neste ambicioso ensaio, ao longo de mais de 100 páginas, Jacques Rancière disserta sobre questões centrais sobre o conceito de democracia e como ele é praticado nos dias atuais.

Colocando em xeque políticas liberais que dizem defender esta forma de governo usando poderio militar, Rancière argumenta que há uma deturpação do ideal democrático e que o atual sistema usado, muitas vezes, como argumento contra governos totalitários , na verdade, é guiado por uma classe dominante que não o deixa existir plenamente. Em uma análise atemporal, o autor examina as formas pelas quais justificativas a favor da democracia são usadas contra o próprio sistema, além das contrariedades dos principais países e forças capitalistas. Nações autoproclamadas democráticas querem supostamente levar o sistema para outras regiões e, para isso, invadem e obrigam esses lugares a seguir suas regras. Dessa forma, esses países espalham a democracia de forma violenta, enquanto vendem uma imagem democrática dentro de seu próprio território (apesar de, muitas vezes, reprimirem lutas sociais dentro dele mesmo).

Rancière também fala sobre o que ele acredita ser uma obsessão pelo individualismo democrático presente na sociedade há décadas. Para o autor, esse conceito é parte do chamado ódio à democracia, um conceito que, segundo o autor, é tão antigo quanto a própria ideia de democracia. Ele discorre sobre a relação entre este sentimento e a racionalização da infinitude de desejos individuais como um sintoma do excesso do que hoje conhecemos por democracia.

Em O ódio à democracia, Jacques Rancière descreve a complexa relação entre democracia, política, república e representação, buscando encontrar um sentido diante da contraditoriedade entre a idealização do conceito democrático e a dura realidade que vivenciamos.

Edições (1)

ver mais
O Ódio à Democracia

Similares

(14) ver mais
Os Nomes da História
Massa e Poder
A Partilha do Sensível
O inconsciente estético

Resenhas para O Ódio à Democracia (19)

ver mais
Uma leitura rápida e profunda
on 7/5/20


O ódio à democracia de Jacques Ranciere usa um embasamento bem pontual para cada tópico, vi que seria necessário um pouco de conhecimento prévio, por este motivo vou reler após outras leituras que envolvem temas internos que são panos de fundo para a discussão. Rancière é uma referência francesa para temas sociais e eu gostei da visão dele de democracia atrelada ao ódio.... leia mais

Estatísticas

Desejam99
Trocam1
Avaliações 4.0 / 193
5
ranking 33
33%
4
ranking 45
45%
3
ranking 19
19%
2
ranking 3
3%
1
ranking 1
1%

49%

51%

Sérgio Gondim
cadastrou em:
08/09/2014 12:35:37

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR