O Olho

O Olho Vladimir Nabokov


Compartilhe


O Olho





Em seu quarto romance, o aclamado escritor russo Vladimir Nabokov narra a história de Smurov, um imigrante russo triste e solitário que tenta sobreviver sem dinheiro na Berlim da década de 1920. Ele consegue equilibrar as parcas finanças sendo tutor de dois meninos de uma família também russa. Entre um e outro caso amoroso, Smurov se envolve com Matilda, uma mulher casada, e ao ser descoberto e humilhado pelo marido traído, decide que o único rumo possível para sua vida é o suicídio.

Porém, algo inusitado ocorre e o autor dá início a uma narrativa detetivesca, em que cabe ao leitor descobrir o que saiu errado, qual será o destino de Smurov e se ele realmente conseguiu dar fim à sua existência ou se o mundo sobrenatural é idêntico à vida terrena. O Olho é um romance que levará o leitor a observar e desvendar o que se esconde por trás da história.

Literatura Estrangeira / Romance

Edições (1)

ver mais
O Olho

Similares

(3) ver mais
A Verdadeira Vida de Sebastião Knight
O Dom
Ada ou Ardor

Resenhas para O Olho (5)

ver mais
Um Inferno de Espelhos
on 11/9/13


Nabokov ao escrever essa trama nos remete ao que ele mesmo chama de "inferno de espelhos", um personagem preso na dúvida da realidade ou fantasia, vida e morte, que persegue insanamente a ele mesmo refletido no outro que serve de espelho. Mais uma vez o autor utiliza-se da sua imensa capacidade de escrever para nos legar uma deliciosa prosa de tonalidade poética... "Muitas vezes, ao voltar a pé para casa, a cigarreira vazia, o rosto queimando na brisa da aurora como se eu tivesse acaba... leia mais

Estatísticas

Desejam95
Trocam2
Avaliações 3.7 / 181
5
ranking 25
25%
4
ranking 29
29%
3
ranking 36
36%
2
ranking 8
8%
1
ranking 1
1%

40%

60%

Helena
cadastrou em:
24/09/2011 07:01:25
Cioran E.
editou em:
15/09/2018 17:09:53