O Ópio dos Intelectuais

O Ópio dos Intelectuais Raymond Aron


Compartilhe


O Ópio dos Intelectuais





"Um dos principais ensaios políticos do século XX, O ópio dos intelectuais é também uma das mais vigorosas críticas já feitas ao marxismo e aos mitos da esquerda. Desde que foi publicado, em 1955, no auge da Guerra Fria e da influência do Partido Comunista sobre a intelligentsia ocidental, o livro tem sido acompanhado de intensos debates e polêmicas. O fim da União Soviética e a crise do projeto comunista não reduziram a sua importância." (Sinopse)

Sobre o Autor
Raymond Aron (1905-1983), filósofo e sociólogo francês, foi professor da École Nationale d’Administration (ena), da Universidade Sorbonne e do Collège de France. Após a Ocupação nazista da França, uniu-se à Resistência em Londres, onde editou o jornal France Libre. Ao retornar ao continente, participou da fundação da revista Les Temps Modernes, junto com Jean-Paul Sartre e Maurice Merleau-Ponty, com os quais posteriormente romperia. É autor de As etapas do pensamento sociológico (Martins) e O marxismo de Marx (Arx), entre outros livros.

Ensaios / Filosofia / Política / Sociologia

Edições (1)

ver mais
O Ópio dos Intelectuais

Similares

(15) ver mais
Brasileiro É Otário?
10 Livros que Todo Conservador Deve Ler
A Religião Civil do Estado Moderno
O Que É Filosofia?

Resenhas para O Ópio dos Intelectuais (5)

ver mais
Nadando contra a corrente
on 18/12/16


Que em sua maioria os cursos de Humanidades têm uma simpatia pelo espectro mais à esquerda da política não é novidade para ninguém. Igualmente não surpreende o encanto que muitos intelectuais nutrem pelo comunismo tal como foi implantado na União Soviética. Pois esse livro é um verdadeiro petardo contra os intelectuais que abraçam o comunismo tal como uma religião secular e abrem mão (frequentemente de maneira desonesta) de analisar o lado sanguinário que permeia a história dessa doutr... leia mais

Estatísticas

Desejam65
Trocam1
Avaliações 4.0 / 17
5
ranking 29
29%
4
ranking 59
59%
3
ranking 6
6%
2
ranking 6
6%
1
ranking 0
0%

72%

28%

Álisson
cadastrou em:
25/07/2016 20:14:37