O original de Laura

O original de Laura Vladimir Nabokov


Compartilhe


O original de Laura





Internado num hospital na Suíça, em 1977, Vladimir Nabokov deixou instruções a seus herdeiros para que destruíssem as fichas catalográficas que formavam o manuscrito de O original de Laura. Mas sua mulher, Véra, não conseguia pensar na ideia de destruir seu último trabalho. E o destino das fichas foi posteriormente passado a seu filho, Dmitri.
Dmitri conviveu por décadas com a polêmica. Ao longo dos anos, recebeu todos os tipos de mensagem de leitores, escritores e críticos. Alguns diziam que era preciso respeitar o último desejo do autor. Outros, que ele não tinha o direito de destruir esse texto ainda inacabado, que poderia conter uma obra-prima.
A decisão foi tomada, e o texto final de Nabokov, preservado. O original de Laura é uma narrativa fragmentada, mas vibrante, em que as fichas escritas a mão vão compondo uma história de amor e traição, com o estilo preciso e irônico do maior escritor de seu tempo.

Biografia, Autobiografia, Memórias / Ficção / Literatura Estrangeira

Edições (1)

ver mais
O original de Laura

Similares


Resenhas para O original de Laura (3)

ver mais
Convenhamos que não é um livro, é pouco mais que uma ideia
on 1/10/23


Chamar esse livro de inacabado chega a ser um eufemismo. Afinal o livro só foi iniciado. Como é um tanto difícil falar sobre a história narrada no livro vou deixar isso pra depois e falar um pouco sobre a história do livro, que é até mais interessante, na minha opinião. Vladimir Nabokov é um autor singular, este é o terceiro livro que leio dele e é inegável a habilidade narrativa que ele tem, poucos autores tem tanto domínio das palavras e da construção de personagens e enredo,... leia mais

Estatísticas

Desejam48
Trocam1
Avaliações 3.4 / 80
5
ranking 14
14%
4
ranking 31
31%
3
ranking 38
38%
2
ranking 15
15%
1
ranking 3
3%

33%

67%

Helena
cadastrou em:
15/12/2009 10:39:19
Jim
editou em:
21/01/2020 03:02:51

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR