O papel de parede amarelo e outros contos

O papel de parede amarelo e outros contos Charlotte Perkins Gilman


Compartilhe


O papel de parede amarelo e outros contos





O papel de parede amarelo transita entre o terror gótico e uma alegoria da opressão feminina. A obra dá título a esta coletânea, que reúne contos ligados ao mistério e ao sobrenatural escritos por Charlotte Perkins Gilman, uma das maiores autoras representantes do feminismo mundial.
Com tom autobiográfico – a autora também lidou com a depressão e um casamento frustrante –, O papel de parede amarelo apresenta uma esposa confinada em um quarto pelo marido, o que a faz desenvolver uma obsessão pelo papel de parede, no qual enxerga mulheres aprisionadas.
Enquanto o horror psicológico conduz este conto, em A glicínia gigante, A cadeira de balanço e A porta não vigiada, Gilman flerta com histórias de fantasmas e de investigações que envolvem o sobrenatural. Quando fui uma bruxa nos apresenta uma mulher movida pela vingança, capaz de realizar seus desejos. Em Se eu fosse um homem, a autora lida com o fantástico em uma história de troca de corpos. Por fim, Água antiga traz uma história de abuso e assassinato.

Contos / Literatura Estrangeira

Edições (1)

ver mais
O papel de parede amarelo e outros contos

Similares


Resenhas para O papel de parede amarelo e outros contos (1)

ver mais
3 weeks, 5 days ago


Esta coletânea reúne 7 contos da autora norte-americana Charlotte Perkins Gilman, uma das grandes referências da literatura feminista. Eles trazem suspense e até um toque sobrenatural (que me lembraram muito a escrita de Edgar Allan Poe) e não estão interligados entre si. Gostei de todos, mas o meu favorito sem dúvida é "O papel de parede amarelo", que dá nome ao livro. ⠀⠀ Esse conto traz a história de uma mulher forçada ao confinamento por seu marido, que é médico e pr... leia mais

Estatísticas

Desejam19
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 4.0 / 38
5
ranking 32
32%
4
ranking 47
47%
3
ranking 21
21%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

11%

89%

Rê Lima
cadastrou em:
24/01/2019 17:01:24
Carol
editou em:
10/05/2019 17:40:35