O Ponto da Virada

O Ponto da Virada Malcolm Gladwell


Compartilhe


O Ponto da Virada


Como pequenas coisas podem fazer uma grande diferença




"Uma análise refinada das epidemias sociais, quer se trate de tendências da moda, de doenças ou de padrões de comportamento, como a prática de crimes." - USA Today
Você já ficou intrigado pensando no que faz com que um produto, um serviço ou mesmo atitudes virem moda da noite para o dia? Já imaginou que tipo de mudança faz, por exemplo, com que livros desconhecidos se transformem em best-sellers? Ou o que explica o aumento do consumo de cigarros entre os adolescentes, apesar da campanha antitabagista?
Neste livro - que já vendeu 5 milhões de exemplares em todo o mundo e está há mais de 200 semanas na lista de best-sellers do New York Times - Malcolm Gladwell apresenta uma maneira instigante e original de entender fenômenos sociais desse tipo: vê-los com epidemias.
"Idéias, produtos, mensagens e comportamentos se espalham como vírus", diz o autor. E o momento decisivo em que essas novidades se alastram - ou se acabam - é o que ele chama de O Ponto da Virada. Esse instante crítico surge com mudanças que, embora pequenas, surtem um efeito extraordinário.
Mas nem sempre as novidades contagiantes são benéficas. Basta pensar na epidemia de suicídios que arrebatou adolescentes da Micronésia por uma década depois que um jovem rico e carismático tirou a própria vida.
Partindo dessa tremenda influência que sofremos do meio, Gladwell pergunta: por que então algumas epidemias que poderiam ser "boas" não emplacam, como é o caso da campanha antitabagista entre os jovens?
Sua resposta é que as pessoas podem transformar radicalmente seus comportamentos ou suas crenças desde que estejam diante do estímulo certo. E aqui ele nos mostra como identificar e até construir esses estímulos.



Psicologia

Edições (1)

ver mais
O Ponto da Virada

Similares

(16) ver mais
O Que Se Passa Na Cabeça Dos Cachorros
Blink
Davi e Golias

Resenhas para O Ponto da Virada (30)

ver mais
on 11/10/20


[EM CONSTRUÇÃO] Os três fatores que influenciam uma epidemia, de doenças ou de idéias, são: (1) Regra dos Eleitos, (2) Fator de Fixação e (2) Poder do Contexto. 1. REGRA DOS ELEITOS - Super Conectores, Experts e Vendedores > Super Conectores: Um dos tipos de pessoas que ajudam a disseminação de idéias são os super conectores (no livro o autor chama de "comunicadores"). Pessoas que tem uma rede de contatos muito acima da média, geralmente laços fracos, mais conhecidos do que a... leia mais

Vídeos O Ponto da Virada (2)

ver mais
Livros & NegoÌcios | Livro O ponto da virada - Malcolm Gladwell #10

Livros & NegoÌcios | Livro O ponto da vir

O PONTO DE VIRADA

O PONTO DE VIRADA


Estatísticas

Desejam236
Trocam18
Avaliações 4.0 / 635
5
ranking 33
33%
4
ranking 45
45%
3
ranking 18
18%
2
ranking 3
3%
1
ranking 1
1%

58%

42%

Cinthia
cadastrou em:
21/05/2009 09:28:11
sabrinags
editou em:
14/10/2015 21:42:30