O Primeiro Homem

O Primeiro Homem Albert Camus


Compartilhe


O Primeiro Homem (40 Anos, 40 Livros)





Romance inacabado do vencedor do Prêmio Nobel de Literatura Albert Camus, O primeiro homem é um retrato da infância do autor e um resgate da história de sua terra natal, a Argélia.

“Em suma, vou falar daqueles que eu amava”, escreve Albert Camus numa anotação para O primeiro homem. O projeto deste romance, um manuscrito encontrado nos destroços do acidente de carro em que morreu, em Villeblevin, França, no dia 4 de janeiro de 1960, era ambicioso. Ele disse certa vez que os escritores “têm a esperança de descobrir os segredos de uma arte universal que, escorada na humildade e na perícia, afinal ressuscitaria os personagens em sua carne e em sua duração”. Embora tenha levado mais de trinta anos até ser publicado, foi um estrondoso sucesso ao chegar às livrarias francesas, em 1994.

Ele havia lançado as bases do que seria o relato da infância do seu “primeiro homem”. O “primeiro homem” é Jacques Cormery, que suporta sua existência miserável com o amor pela mãe silenciosa e analfabeta e pelo professor que transforma sua visão de mundo. Essa redação inicial tem um caráter extremamente autobiográfico que sem dúvida teria desaparecido na versão final do romance. Mas é justamente esse aspecto autobiográfico que é tão precioso hoje.

O primeiro homem nos fornece uma profunda compreensão da vida de Camus e dos poderosos temas subjacentes à sua obra. Lendo estas páginas, vemos surgir as raízes do que constituiria sua personalidade, sua sensibilidade, a gênese do seu pensamento, os motivos do seu engajamento. Porque a vida inteira ele quis falar em nome daqueles aos quais a voz era recusada.

Literatura Estrangeira

Edições (7)

ver mais
O primeiro homem
O Primeiro Homem
O Primeiro Homem
O primeiro homem

Similares

(13) ver mais
Linha M
O Muro
A queda
O caso Meursault

Resenhas para O Primeiro Homem (15)

ver mais
Ambas inacabadas: obra e vontade de ler.
on 16/9/14


Eu ouvi algures por aí, que o leitor nunca deve buscar conhecer o homem que existe por trás de um grande escritor. Felizmente sou compulsivamente curiosa e teimosa e a convergência desses meus "predicados" fez com me tornasse surda a esse conselho, de modo que embarquei com Camus de volta à Argélia dos anos do seu nascimento e infância. Esse embarque literário só fez aumentar a minha admiração e empatia que sinto por esse homem comoventemente humano. O Primeiro Homem de Albert Camu... leia mais

Estatísticas

Desejam107
Trocam5
Avaliações 4.2 / 263
5
ranking 46
46%
4
ranking 34
34%
3
ranking 16
16%
2
ranking 3
3%
1
ranking 1
1%

44%

56%

Helena
cadastrou em:
22/03/2009 16:50:32
Helena
editou em:
26/12/2022 21:56:44

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR