O processo de Capitu

O processo de Capitu Machado de Assis


Compartilhe


O processo de Capitu





O diretor de TV Luiz Fernando Carvalho já brindou os telespectadores com pérolas da teledramaturgia, entre elas “Os maias” e “A pedra do reino”.



Sua metodologia de trabalho inclui uma imersão dos atores e técnicos nas obras literárias e foi isso que ele propôs para a gênese da nova “Capitu”, minissérie que vai ao ar no dia 9 de dezembro pela TV Globo.



Dividido em duas partes, o livro apresenta o processo de preparação dos atores e a “história filmada” de um dos maiores clássicos da literatura brasileira: “Dom Casmurro”, de Machado de Assis.



Durante dois meses os atores e a equipe técnica se reuniram semanalmente e assistiram a palestras sobre a obra de Machado de Assis.



Machado, sua modernidade e sua relação com a cidade do Rio de Janeiro foi tema da palestra ministrada pelo historiado Antonio Edmilson Martins Rodrigues.



O médico psiquiatra e analista junguiano Carlos Amadeu Botelho Byington colocou no divã os protagonistas de “Dom Casmurro” em busca da resposta para a “pergunta que não quer calar” mais famosa da literatura brasileira: Capitu traiu Bentinho?



O jornalista, escritor e tradutor Daniel Piza destaca a característica de teatro lírico, de ópera, desta obra de Machado. Já o caráter revolucionário e subversivo de “Dom Casmurro” foi tema da palestra do professor e escritor Gustavo Bernardo. Os psicanalistas Luiz Alberto Pinheiro de Freitas e Maria Rita Kehl, e o diplomata e ensaísta Sérgio Paulo Rouanet também conversaram com o elenco e a equipe da minissérie. Os textos gerados por estas explanações compõem a primeira parte do livro e ajudam o leitor a entender todas as nuances desse fabuloso romance.



Na segunda parte, em um texto sobre o processo de criação da minissérie, o diretor Luiz Fernando Carvalho propõe que “Capitu” não é uma simples adaptação de “Dom Casmurro”, mas um diálogo com a obra original, na qual a história é centrada nesta figura enigmática e cheia de sombras.



Explica também como a ópera - paixão de Machado – inspirou o clima e o visual da minissérie. E que o texto falado pelos atores é “puro”, exatamente como está no livro, sem interferência alguma, nem uma vírgula sequer, sua.



Após a introdução, as imagens da minissérie e o texto do próprio Machado de Assis formam quase que uma fotonovela e contam “visualmente” a famosa história de amor e ciúme de Bento e Capitu, os protagonista de “Dom Casmurro”.

Edições (1)

ver mais
O processo de Capitu

Similares

(4) ver mais
Machado de Assis. Lido e Relido
Amor de Capitu
Capitu mandou flores
A Personagem Feminina no Romance de Machado de Assis

Estatísticas

Desejam6
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 4.7 / 6
5
ranking 83
83%
4
ranking 0
0%
3
ranking 17
17%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

17%

83%

Casa da Palavra
cadastrou em:
13/01/2010 17:13:41

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR