O professor

O professor Cristovão Tezza


Compartilhe


O professor





O professor Heliseu será homenageado por uma carreira exemplar na universidade à qual dedicou a maior parte de sua vida. Enquanto prepara o discurso de agradecimento — justo ele, tão acostumado a transformar assuntos espinhosos em grandes aulas — é tomado por uma sucessão incontrolável de memórias e revisita momentos nem sempre felizes de sua vida: a convivência com o pai rígido; a morte da mãe, o tempo no seminário; o casamento com Mônica; o relacionamento conturbado com o filho; a paixão pela misteriosa Therèze. As lembranças se cruzam com a história do Brasil, desde o regime militar aos governos mais recentes, e o acerto de contas de Heliseu com seu passado transforma-se também no acerto de contas de um país com sua história.

Aqui é realizada a proeza de se aliar pleno domínio dos recursos narrativos a um instigante enredo que não deixa pontas soltas, intrigando o leitor até o ponto final. Com o lançamento do memorável O filho eterno, Cristovão Tezza tornou-se um dos mais célebres autores brasileiros. E O professor é um romance destinado a também se atrelar ao nome de seu criador: Cristovão Tezza, autor de O professor.

Ficção / Literatura Brasileira / Romance

Edições (1)

ver mais
O professor

Similares

(9) ver mais
Passageiro do fim do dia
A chave de casa
Mil Tsurus
O Filho Eterno

Resenhas para O professor (8)

ver mais
O professor, Cristóvão Tezza – Nota 8,5/10

Enquanto prepara o seu discurso de agradecimento a um prêmio acadêmico que receberá, Eliseu, o protagonista, narra a sua história de vida, passando por episódios marcantes e memoráveis. Escrito em primeira pessoa, o leitor logo percebe que Eliseu, sentindo-se solitário, busca, na verdade, encontrar um propósito em tudo o que fez ao longo dos seus mais de 70 anos. É uma obra muito agradável e nos faz pensar sobre o propósito da vida: quando envelhecermos, vamos olhar para o passado e fi... leia mais

Estatísticas

Desejam50
Trocam1
Avaliações 4.0 / 96
5
ranking 34
34%
4
ranking 35
35%
3
ranking 26
26%
2
ranking 4
4%
1
ranking 0
0%

47%

53%

Marcos
cadastrou em:
18/03/2014 14:01:28
Jenifer
editou em:
13/07/2020 13:14:23