O que amar quer dizer

O que amar quer dizer Mathieu Lindon


Compartilhe


O que amar quer dizer





Ambientado na Paris do fim dos anos 1970 e início dos 80, 'O que amar quer dizer' repassa os anos de convivência do jornalista cultural Mathieu Lindon com Michel Foucault e a enorme influência que o filósofo teve sobre sua vida.

Filho de Jérôme Lindon, fundador das Editions de Minuit e editor de Samuel Beckett e Marguerite Duras, o autor deste livro rememora as festas no apartamento de Foucault na Rue de Vaugirard em descrições bem-humoradas de sua vivência homossexual em meio a viagens de ácido e música clássica. Em seguida, trata da sombra que surgiu no meio gay quando a aids, que viria a vitimar o filósofo, entrou na pauta da época. A história se desenrola ao redor dessas duas figuras masculinas - de um lado, o pai de 'sorriso tímido', objeto de um amor que não encontra a forma de se expressar; de outro, o amigo de 'sorriso escancarado' que lhe ensinou a ser feliz, vivo - e grato.

Biografia, Autobiografia, Memórias / LGBT / GLS / Literatura Estrangeira

Edições (1)

ver mais
O que amar quer dizer

Similares

(19) ver mais
Strange Fruit
O Apocalipse dos Trabalhadores
A última névoa e A amortalhada
O frio aqui fora

Resenhas para O que amar quer dizer (6)

ver mais
Foucault ao vivo
on 29/11/14


Adorei esse livro porque pude saber mais sobre Michel Foucault, filósofo que estudei muito quando fazia mestrado e doutorado em processo penal. Os textos de Foucault são muito importantes para o direito, principalmente "Vigiar e Punir" e "A verdade e as formas jurídicas". E em "O que amar quer dizer", ficamos conhecendo o contexto em que as ideias de Foucault surgiram, sua vida pessoal. Por outro lado, o autor, Mathieu Lindon, escreve muito bem e descreve sua época com precisão. Fala ... leia mais

Estatísticas

Desejam75
Trocam1
Avaliações 4.1 / 127
5
ranking 37
37%
4
ranking 38
38%
3
ranking 23
23%
2
ranking 2
2%
1
ranking 0
0%

41%

59%

Lia
cadastrou em:
25/07/2014 17:57:36
andre
editou em:
06/12/2018 08:28:16