O que é crítica literária?

O que é crítica literária? Fabio Akcelrud Durão


Compartilhe


O que é crítica literária? (Teoria Literária)





O ponto de interrogação no título deste livro é um sinal ambíguo, pois aquilo que ele marca dá origem a dois fenômenos bastante distintos: concebida como pergunta, “O que é a crítica literária?” exige uma resposta por meio de uma definição. A definição é boa para se decorar, ajuda a fazer uma prova, a mostrar que se sabe do que se está falando. Isso, porém, não leva longe. Uma definição não contém espaços vazios; com ela, não há muito o que fazer.

Se o ponto de interrogação for entendido como questão, tudo se modifica: a questão não precisa ser unívoca, concisa, não precisa nem mesmo ter um fim. O conceito de crítica literária, neste caso, passará a abranger vários vetores distintos, linhas de desenvolvimento que se complementam e reforçam, mas que também entram em tensão e até mesmo se contradizem.

O que é crítica literária? aborda a prática da crítica literária em diversos de seus aspectos, chamando a atenção para os desacordos, as contradições e as zonas de conflito nela existentes. O objetivo é chegar ao final com uma caracterização crítica da crítica nos dias de hoje, para mostrar como essa atividade tornou-se extremamente vital, um campo repleto de possibilidades, e, ao mesmo tempo, uma atividade imersa em profunda crise. Com isso, há muito que fazer.

Não-ficção

Edições (1)

ver mais
O que é crítica literária?

Similares

(1) ver mais
Princípios de Crítica Literária

Estatísticas

Desejam7
Trocam1
Avaliações 4.5 / 14
5
ranking 64
64%
4
ranking 21
21%
3
ranking 14
14%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

40%

60%

Neferisis
cadastrou em:
01/06/2016 10:05:08