O que é interseccionalidade?

O que é interseccionalidade? Carla Akotirene


Compartilhe


O que é interseccionalidade? (Feminismos Plurais #5)





A autora atravessa o Atlântico, propondo uma encruzilhada discursiva para a interseccionalidade. Apresenta sete críticas ao conceito, dialogando com Angela Davis, Ochy Curiel, Gilza Marques, Jasbir Puar, Sueli Carneiro, Patrícia Hill Collins e Houria Bouteldja. Filiando-se ao método diásporico, ela busca explicar como esta “sensibilidade analítica”, cunhada pela estadunidense Kimberlé Crenshaw, no âmbito das leis antidiscriminação e pensada pelas feministas negras, está sofrendo maus usos pelas branquitudes acadêmicas, especialmente do Norte Global.
Temas como homonacionalismo, matripotência iorubá, racismo religioso, LGBTlfobia e colonialismo moderno são enunciados centrais deste volume.

Comunicação / Didáticos / Técnico / Ensaios / Filosofia / Literatura Brasileira / Não-ficção

Edições (1)

ver mais
O que é interseccionalidade?

Similares

(6) ver mais
O que é lugar de fala?
O que é encarceramento em massa?
O Que É Empoderamento?
O que é racismo estrutural?

Resenhas para O que é interseccionalidade? (2)

ver mais
1 week, 3 days ago


Melhor livro da coleção Feminismos Plurais até aqui - isso numa coleção cheia de grandes livros - o que mais me chamou a atenção foi o tapa na cara que levei, sou branca e sempre defendi um feminismo interseccional do alto dos meus privilégios, esse livro finalmente me fez ver que a questão é muito mais complexa e profunda em relação à especifidade do feminismo negro e a questão colonial, com embasamentos de coisas que eu ignorava ou simplesmente não queria ver. Obrigada, Carla Akotire... leia mais

Estatísticas

Desejam56
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 4.2 / 7
5
ranking 43
43%
4
ranking 43
43%
3
ranking 14
14%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

14%

86%

Laura Brand
cadastrou em:
26/07/2018 11:04:36