O que Lacan dizia das mulheres

O que Lacan dizia das mulheres Colette Soler


Compartilhe


O que Lacan dizia das mulheres





Com um olhar penetrante, Colette Soler mistura teoria com especialidade clínica. Ela explica de forma sedutora o que Lacan pensou sobre a controversa questão de diferença sexual. Com o cuidado que esse tópico merece, a autora discorre sobre questões como a concepção de mulher e a relação com o masoquismo, a ligação entre feminilidade e histeria e entre amor e morte, e a relação sexual impossível de que Lacan fala. Além dos conceitos comuns lacanianos, O que Lacan dizia das mulheres também explora o papel da mãe no inconsciente, a compreensão lacaniana de depressão e a razão por que os depressivos não se sentem amados.

Não é preciso ser feminista para perceber os preconceitos de Freud, muito característicos do fim do século XIX. Os debates pós-freudianos da primeira metade do século XX, inspirados numa preocupação totalmente inversa com a equidade, não fizeram a questão avançar. Foi preciso chegar à segunda metade do século e a Jacques Lacan para que algo novo se fizesse ouvir. A subversão sexual já estava em curso na civilização, e era impossível ignorar, neste começo de século XXI, o que por pouco a psicanálise deixou escapar.

"Colaboradora próxima de Lacan, Colette Soler é uma psicanalista conhecida no Brasil (onde vem regularmente há vinte anos) por sua transmissão clara e precisa da psicanálise, tanto em suas palestras quanto em seus textos. Em O que Lacan dizia das mulheres - livro que recebeu o prêmio Psyché 2002, concedido pela Association Française d'Etudes et Recherches Psychiatriques -, a autora aborda a posição feminina a partir da teoria de Lacan, que vai além da abordagem falocentrista e edipiana de Freud e propõe que as mulheres têm acesso a um outro gozo por não estarem totalmente absorvidas na lógica fálica e patriarcal."

Antonio Quinet

Não-ficção

Edições (1)

ver mais
O que Lacan dizia das mulheres

Similares

(9) ver mais
Jacques Lacan: A Feminist Introduction
Totem e Tabu, Contribuição à História do Movimento Psicanalítico e Outros Texto
Os outros em Lacan
O seminário, livro 11

Resenhas para O que Lacan dizia das mulheres (1)

ver mais
on 18/12/16


Na primeira parte Che Vuoi? a autora delineia os aspectos do que difere Lacan e Freud em relação às mulheres, o gozo fálico e Outro. Na segunda parte, Clínica Diferencial, a autora aborda as diferenças entre histeria e feminilidade, o masoquismo e a mulher e a depressão e o feminino. Na terceira parte a temática é sobre a mãe, como se dá no inconsciente, a angústia da mesma e a análise de caso sobre a Piggle de Winnicott (este que me fez intuir o quão psicanalítico e o filme Babadook... leia mais

Estatísticas

Desejam33
Trocam1
Avaliações 4.2 / 16
5
ranking 38
38%
4
ranking 44
44%
3
ranking 19
19%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

19%

81%

Alexandre Brito
cadastrou em:
02/03/2009 23:31:05
Jenifer
editou em:
10/06/2021 17:36:28

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR