O Racismo e o Negro no Brasil

O Racismo e o Negro no Brasil Noemi Moritz Kon


Compartilhe


O Racismo e o Negro no Brasil


Questões Para a Psicanálise




"O Brasil é racista, eu não sou." Essa forma de pensar revela o grau da perversa disseminação do racismo em nosso corpo social. Se não lidamos com ele de forma objetiva na política, na economia ou na educação, não é de estranhar que o preconceito antinegro se perpetue nas relações interpessoais.

Daí, não é de admirar que pouco se saiba acerca de seu efeito em nossa subjetividade, embora, a despeito do silêncio e da negação históricos, a sombria e violenta realidade que gera se torne cada dia mais evidente. Daí por que também é tão importante falar, desnaturalizar e expor o que está diante de nós e insistimos em não ver, o dissimulado orgulho em diminuir o outro.

A dimensão e a importância do debate no âmbito institucional do Departamento de Psicanálise do Instituto Sedes Sapientiae tornam-se evidentes, seja como reflexão acerca dos valores - objetivos e subjetivos - que sustentam os preconceitos, seja como ato político, como um chamamento à responsabilidade, individual e institucional, no enfrentamento das desigualdades que constrangem os relacionamentos e impedem nosso salto civilizatório.

Foram a urgência e a pertinência dessas questões que mobilizaram o Departamento de Psicanálise na realização do evento "O Racismo e o Negro no Brasil: Questões Para a Psicanálise". Foram a profundidade e a qualidade do debates que levaram a editora Perspectiva a transformá-lo em livro.

História do Brasil

Edições (1)

ver mais
O Racismo e o Negro no Brasil

Similares

(4) ver mais
Brancos e Negros em São Paulo
O Genocídio do negro brasileiro
Saber do negro
Antologia do Negro Brasileiro

Resenhas para O Racismo e o Negro no Brasil (1)

ver mais
Um dos melhores livros que já li sobre Racismo e Psicanálise
1 week, 2 days ago


O livro traz uma perspectiva psicanalítica sobre o racismo. Tem uma sensibilidade para com as palavras, ora pesadas demais, ora leves e com acolhimento. Por vezes, traz um engasgo...traz discussões, muita vezes, quase intragáveis. É uma leitura essencial para psicólogos e psicanalistas, que desejam uma Práxis Psicológica de transformação.... leia mais

Estatísticas

Desejam38
Trocam2
Avaliações 4.5 / 31
5
ranking 65
65%
4
ranking 32
32%
3
ranking 3
3%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

26%

74%

João gregorio
cadastrou em:
02/08/2017 15:15:53
Profestoriador
editou em:
11/08/2020 23:12:34