Joaquim Rolla sabia bem do que o jogo é capaz. Desde que teve de trabalhar duro para pagar uma tropa de mulas perdida no carteado, evitava se envolver com jogos de azar. Mas foi num lance de sorte que obteve a participação no Cassino da Urca, onde despontou como um dos mais ambiciosos e criativos empreendedores do Brasil. O Rei da Roleta biografa este lutador que teve de navegar tantas marés para levar seu sonho adiante. Sua vida se confunde com com a história do cinema, da política e principalmente da música brasileira. Ao adquirir o Cassino da Urca, ele o tornou internacionalmente conhecido, gerindo com criatividade, perspicácia e muita paixão - nas décadas de 1930 e 40 era o lugar onde tudo acontecia. Foi lá que Carmen Miranda consagrou-se a artista mais bem paga do país; foi lá que o Parabéns a você ganhou sua versão nacional; que Orson Welles filmou parte do seu It's All True, e o estúdio de cinema Atlântida rodou muitas de suas chanchadas; e foi em suas roletas que o físico Gamow inspirou-se para explicar um fenômeno das supernovas, chamando-o de Efeito Urca. Joaquim Rolla abordava artistas estrangeiros para cantarem tanto no seu cassino como na rádio Tupi, de seu amigo Assis Chateaubriand. Criou a Agência Difusora de Anúncios, primeira agência de publicidade exclusiva de um negócio, onde empregava o jovem jornalista Carlos Lacerda. Construiu inúmeros cassinos célebres pelo Brasil, como o Quitandinha, em Petrópolis, e a Pampulha em Belo Horizonte. Este com o apoio do prefeito Kubitschek e projeto de Niemeyer, prenunciando a construção de Brasília. Uma contribuição imensurável para a cultura brasileira e um legado que vai muito além da Urca.