O Resto é Silêncio

O Resto é Silêncio Erico Verissimo
Hilaire Belloc


Compartilhe


O Resto é Silêncio





No outono de 1941, Erico Verissimo testemunha a morte de uma "rapariga loura, alva e franzina" que se joga de um prédio no centro de Porto Alegre. O desassossego por ter presenciado essa cena o leva a escrever O resto é silêncio, que inicia justamente com a queda de uma moça do alto de um espigão da capital gaúcha. A história, narrada a partir de diferentes perspectivas, transcorre em pouco mais de 24 horas, entre a tarde da sexta-feira da Paixão e a noite do sábado de Aleluia. O destino da moça, que no enredo imaginado pelo escritor é uma simples vendedora de um grande magazine, revela-se o ponto de ligação entre as trajetórias dos diversos personagens.

Neste romance, considerado a ponte artística para a saga O tempo e o vento, Erico atinge não só a mestria na técnica do contraponto dramático - aprendida com o romancista inglês Aldous Huxley - como também a maturidade na composição dos personagens. O resultado é um texto denso e comovente, profundamente afinado com as preocupações sociais e estéticas do autor e com os sombrios sinais de desastre que percorriam o mundo na esteira da Segunda Guerra Mundial.

Aventura / Drama / Ficção / História / Literatura Brasileira / Literatura Estrangeira / Poemas, poesias / Romance

Edições (17)

ver mais
Erro
O resto é silencio
Richelieu
O Resto é Silêncio

Similares

(14) ver mais
Fantoches E Outros Contos
A má hora
O Veneno da Madrugada
Os Funerais da Mamãe Grande

Resenhas para O Resto é Silêncio (19)

ver mais
Espelhos da maturidade

É difícil, mas resolvi falar sobre "O resto é silêncio". Esse romance, publicado em 1943, precede a ambiciosa saga "O tempo e o vento". Interessante perceber que o próprio autor, no prefácio dessa edição, considera esse livro o último passo à sua plena maturidade literária. O enredo é simples: o leitor vai testemunhar os efeitos na vida de pessoas de diferentes classes sociais após presenciarem, cada uma a seu modo, o suicídio de uma mulher. O grosso da história se passa em apenas... leia mais

Estatísticas

Desejam144
Trocam5
Avaliações 4.1 / 406
5
ranking 44
44%
4
ranking 30
30%
3
ranking 21
21%
2
ranking 4
4%
1
ranking 0
0%

25%

75%

Helena
cadastrou em:
05/05/2009 17:15:45
Gabriel
editou em:
05/02/2020 22:03:20