O retrato de Ricardina

O retrato de Ricardina Camilo Castelo Branco


Compartilhe


O retrato de Ricardina (Grandes Obras / Livros de Bolso Europa-América #16)





Esta obra retrata a sociedade do seculo XIX, onde a mulher é discriminada, e não possui os mesmos direitos que o homem. Assim como outras mulheres deste tempo, Ricardina Pimentel sofre desta discriminação. Filha do Abade de Espinho Leonardo Botelho de Queirós, um homem poderoso e influente, e filha de Clementina Pimentel.

Ricardina apaixonou-se por Bernardo Moniz que não possuía a mesma posição social que ela, era um humilde pintor que mais tarde estudou direito na Universidade de Coimbra, e recebeu uma herança de um tio rico que estava no Brasil.

Ricardina estava prometida a casar com o seu primo Carlos Pimentel, mas por amor a Bernardo, enfrenta o a seu pai, e para não casar vai para o convento de chagas em Lamego, com a sua mãe, que entretanto morre. Depois deste sucedido, Ricardina foge com Bernardo. A felicidade dos amantes, é afectada depois do episódio de Bernardo no assassinato em Condeixa dos Lentes e Conegos de Coimbra e o assalto à casa de Espinho, que foi comandado pelo pai de Ricardina, alem disto havia a desconfiança da gravidez de Ricardina. Depois do assalto ambos estavam convencidos da morte um do outro, por um engano de Norberto Calvo, que era o criado do Abade e protector dos apaixonados.
====
https://showlivros.wordpress.com/coleccoes/literatura/bolso-europa-america/

Romance

Edições (1)

ver mais
O retrato de Ricardina

Similares

(3) ver mais
A Brasileira de Prazins
A Filha do Arcediago
Coração, Cabeça e Estômago

Estatísticas

Desejam
Informações não disponíveis
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 0 / 0
5
ranking 0
0%
4
ranking 0
0%
3
ranking 0
0%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

0%

100%

Carla M Porteli
cadastrou em:
09/12/2016 09:16:15
orffeus
editou em:
17/09/2020 19:02:37

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR