O Rio de Janeiro setecentista

O Rio de Janeiro setecentista Nireu Cavalcante


Compartilhe


O Rio de Janeiro setecentista


A vida e a construção da cidade da invasão francesa até a chegada da corte




Esse livro é um estudo criterioso do período de formação da cidade do Rio de Janeiro até a chegada da corte portuguesa ao Brasil. Por meio de pesquisa em arquivos públicos e privados do Brasil e de Portugal, o autor reconstituiu a vida na cidade, realizando um levantamento dos problemas urbanos e sociais. Recompõe também aspectos da vida intelectual na Colônia antes da vinda da Família Real.
Nessa visão histórica a respeito da formação arquitetônica da cidade, são apresentados os condicionantes responsáveis pela fisionomia que ela assumiu até a primeira década do século XIX - no que Nireu Cavalcanti denominou como as Cinco Muralhas: os marcos dos limites físicos, políticos e ideológicos da ocupação urbana e os tipos urbanos que o habitam, assim como sua feição social, cultural e profissional. Também são reconstruídas as trajetórias de algumas profissões e de formas coletivas de agremiação responsáveis pela dinâmica do universo social na Colônia.
A análise integrada por história e arquitetura permite a formulação de uma hipótese à primeira vista ousada: a vida cultural e intelectual naquela que viria a ser a sede do reino português não era precária e incipiente, como muitos afirmam. Pelo contrário, já se encontrava firmada no Rio de Janeiro uma tradição cultural própria e expressiva, embora talvez dispersa e não-sistematizada.
O Rio de Janeiro setecentista contém farto material iconográfico, sob a forma de pranchas, mapas, desenhos, perspectivas e plantas, permitindo ao leitor visualizar a feição viva da cidade.

História do Brasil

Edições (1)

ver mais
O Rio de Janeiro setecentista

Similares

(8) ver mais
A longa viagem da biblioteca dos reis
A corte no exílio
Antiqualhas e Memórias do Rio de Janeiro
Evolução Urbana do Rio de Janeiro

Resenhas para O Rio de Janeiro setecentista (1)

ver mais
Civilização esquecida
on 15/3/10


Ao leitor que não se deixar intimidar por mapas e estatísticas, o arquiteto e historiador Nireu Cavalcanti oferece um panorama surpreendentemente completo e bem fundamentado de uma civilização quase tão deformada por mitos e mal-entendidos e pouco menos esquecida do que, digamos, as dos construtores de Tiahuanaco e Teotihuacán: O Rio de Janeiro Setecentista. Esta análise do desenvolvimento do maior centro urbano do Brasil colonial começa pelas invasões francesas do início do século X... leia mais

Estatísticas

Desejam8
Trocam2
Avaliações 4.1 / 13
5
ranking 38
38%
4
ranking 31
31%
3
ranking 31
31%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

46%

54%

Antonio Luiz
cadastrou em:
18/08/2009 18:32:40
Samir
editou em:
26/04/2015 12:35:52

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR