O Risco do Bordado

O Risco do Bordado Autran Dourado


Compartilhe


O Risco do Bordado





Obra-prima da carpintaria literária, "O Risco do Bordado" vem percorrendo desde seu lançamento, em 1970, o caminho típico de um clássico contemporâneo, alcançando um notável sucesso de público e crítica, suscitando inúmeras teses universitárias e sendo adotado como leitura curricular. O próprio Autran Dourado considera-o o eixo central de sua obra pela forma com que conjuga sua obsessiva construção de uma mítica mineira.

Ambientado na mítica Duas Pontes, cidade a que retornaria em outros livros como uma síntese do universo interiorano de seus personagens, este livro é uma viagem ao passado do escritor João da Fonseca Ribeiro, que volta ao cenário de sua infância. Ao encontrar antigos moradores da cidade, parentes e companheiros de infância, ele vai montando uma espécie de quebra-cabeças entre o vivido e o imaginado, completando e expandindo fragmentos de memória que são a narrativa de sua infância e adolescência.

Como num típico romance de formação, em que o principal interesse está no crescimento e desenvolvimento do protagonista, o leitor vai sabendo, aos poucos, como João se tornou o que é, sua dura trajetória na descoberta da sexualidade, da amizade, da traição e, também, da literatura. Prostitutas, jagunços, antepassados mortos, parentes velhos, figuras características de Duas Pontes cruzam o caminho de João, que desta forma vai enxergando, retrospectivamente, o risco sob o bordado que, afinal, é a sua própria história de vida.

Literatura Brasileira

Edições (5)

ver mais
O Risco do Bordado
O Risco do Bordado
O Risco do Bordado
O Risco do Bordado

Similares

(9) ver mais
Minha mãe se matou sem dizer adeus
Uma Poética do Romance
Roteiro da Agonia
Tempo de Amar

Resenhas para O Risco do Bordado (6)

ver mais
on 8/5/23


O Risco do Bordado é um romance escrito pelo autor brasileiro Autran Dourado, publicado pela primeira vez em 1970. É uma obra que conta a história de uma família mineira de classe alta, que enfrenta diversas questões relacionadas ao passado e às relações familiares. Apesar de ainda assim curtir o ar nostálgico que o autor imprimiu à obra, considero que dos três livros que li do autor até agora, O Risco do Bordado foi o que menos gostei. Uma das principais razões para essa opinião é ... leia mais

Estatísticas

Desejam28
Trocam2
Avaliações 3.9 / 130
5
ranking 34
34%
4
ranking 35
35%
3
ranking 22
22%
2
ranking 6
6%
1
ranking 2
2%

35%

65%

Biblioteca.Lindaura
cadastrou em:
17/08/2018 11:12:08
Alexandre Apolca
editou em:
30/01/2022 18:40:43

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR