O Sacy-Pererê: Resultado de um inquérito

O Sacy-Pererê: Resultado de um inquérito Monteiro Lobato


Compartilhe


O Sacy-Pererê: Resultado de um inquérito





"O Saci-Perêrê: Resultado de um inquérito" é fruto de uma pesquisa promovida por Monteiro Lobato em janeiro de 1917, nas páginas do "Estadinho", apelido da edição vespertina do jornal "O Estado de S. Paulo". Sob o título de "Mitologia brasílica", convidava os leitores a colaborar com informações sobre o duende "genuinamente nacional". Procurando fixar características e conteúdo lendário do saci, o inquérito utilizava uma técnica de coleta de dados até então inédita, recorrendo ao questionário como ferramenta de investigação. A grande receptividade da iniciativa levou Lobato a organizar os depoimentos em livro. Dessa forma o livro foi publicado em 1918, tornando-se o primeiro livro de autoria de Monteiro Lobato publicado.



O livro, com cerca de trezentas páginas e tiragem inicial de dois mil exemplares, foi publicada com Monteiro Lobato assinando sob o pseudônimo de "Um Demonólogo Amador". É irônico esse fato de sua estréia literária ocorrer por meio de uma obra não-assinada, repleta de material de terceiros. O livro foi autofinanciado por Monteiro Lobato, que nele colocou anúncios especialmente desenhados por Voltolino para viabilizar a impressão. Ele questionava o conceito de civilização nos moldes franceses que as elites brasileiras insistiam em reproduzir. E demonstrava a necessidade de se aprofundar os estudos sobre as lendas, crendices e costumes brasileiros, para que pudéssemos conhecer mais sobre nossa cultura.



Monteiro Lobato não incluiu "O Saci-Perêrê: Resultado de um inquérito" na obra completa que organizou para a editora Brasiliense em meados da década de 1940. Esse livro se tornou uma raridade bibliográfica, já que não havia sido relançada desde então. Somente em 1998 ela foi relançada em fac-símile fora de comércio, com tiragem de 5 mil exemplares para distribuição gratuita às bibliotecas, no âmbito do Projeto Memória, patrocinado pela Odebrecht e Fundação Banco do Brasil, que celebrou o escritor no cinqüentenário de sua morte. Mas a partir de 2008, ela foi relaçanda pela editora Globo, permitindo aos leitores brasileiros conhecer esse primeiro trabalho de Lobato.

Edições (2)

ver mais
O Sacy-Pererê: Resultado de Um Inquérito
O Sacy-Pererê: Resultado de um inquérito

Similares

(23) ver mais
Geografia dos Mitos Brasileiros
O Curupira, O Saci e outras Lendas
Superstição no brasil
Saci,  o Espírito da Selva

Resenhas para O Sacy-Pererê: Resultado de um inquérito (11)

ver mais
on 26/4/11


Também foi por causa da dengue que tirei da estante O Sacy-Pererê: Resultado de um inquérito (Rio de Janeiro: Gráfica JB, 1998, fac-símile da edição original de 1918). A Alessandra, com febre, queria que eu lesse histórias pra ela, e eu achei que alguns relatos sobre o saci cairiam bem. Não deu muito certo. Os depoimentos enviados a Monteiro Lobato quase sempre oscilam entre a pretensão beletrista e a antropologia de botequim. Em geral, é a elite paulistana do início do século afetando... leia mais

Estatísticas

Desejam9
Trocam1
Avaliações 3.9 / 25
5
ranking 40
40%
4
ranking 24
24%
3
ranking 28
28%
2
ranking 8
8%
1
ranking 0
0%

53%

47%

Daniel Padovani
cadastrou em:
07/01/2009 23:25:15