O Sagrado e o Profano

O Sagrado e o Profano Mircea Eliade


Compartilhe


O Sagrado e o Profano


A essência das religiões




Em que pese as profundas mudanças pelas quais passou a humanidade ao longo de sua trajetória histórica, as religiões continuam a influenciar o pensamento e as atitudes das pessoas em seus aspectos mais cotidianos. Talvez não necessariamente religião no sentido de crença instituída, mas de uma fé em algo maior, em algo que existe para além da materialidade imediata do mundo, precisamente o que Mircea Eliade chamou de “sagrado” no livro O sagrado e o profano.
O “sagrado” existe, como escreveu Eliade, em oposição ao profano. Ele se constitui na concepção de um mundo trans-humano, comumente de origem divina, que diz respeito à existência de uma transcendência que extrapola os quadros da realidade imediatamente visível e sensível. Esse “sagrado” se revela no mundo através de determinados sinais e elementos, os quais são chamados hierofanias. Em O sagrado e o profano, Eliade se propõe a estudar a historicidade das religiões através das hierofanias, isto é, através das manifestações e expressões do sagrado em diversos quadros sócio-históricos e culturais.
Como o autor diz, “o sagrado e o profano constituem duas modalidades de ser no Mundo, duas situações existenciais assumidas pelo homem ao longo de sua história”, ou seja, o sagrado e o profano constituem dois modos de vida e duas concepções acerca da “natureza” do mundo e da existência, sendo, portanto, complexos arranjos sócio-culturais, que envolvem não só crenças e rituais mas todo um sistema de moral, ética, códigos, símbolos, filosofia e organização social.
O objetivo de O sagrado e o profano, portanto, é entender “de que maneira o homem religioso se esforça por manter-se o máximo de tempo possível num universo sagrado e, consequentemente, como se apresenta sua experiência total de vida em relação à experiência do homem privado de sentimento religioso, do homem que vive, ou deseja viver, num mundo dessacralizado.”
"O sagrado e o profano é uma obra concebida e redigida para o grande público, como uma introdução geral ao estudo fenomenológico e histórico dos fatos religiosos. O autor estuda a situação do homem em um mundo saturado de valores religiosos. É uma introdução à história das religiões, um balanço dos nossos conhecimentos nesse campo."

Filosofia / História / Literatura Estrangeira / Psicologia / Religião e Espiritualidade / Sociologia

Edições (3)

ver mais
O Sagrado e o Profano
O Sagrado e o Profano
O Sagrado e o Profano

Similares

(20) ver mais
 Mefistófeles e o Andrógino
Mitos, Sonhos e Mistérios
Ritos de Iniciação e Sociedades Secretas
Xamanismo e as Técnicas Arcaicas do Êxtase

Resenhas para O Sagrado e o Profano (13)

ver mais
on 30/1/15


Uma abordagem bastante útil e salutar para quem se interessar pela historicidade das religiões enquanto objeto de análise. Em que pese o autor mencione que a obra se trata de um estudo sumário, não alcançado todas as vertentes necessárias para uma análise pormenorizada de todas as nuances levantadas, o livro formula um apanhado, por mais que breve, profundo o suficiente para evidenciar as raízes históricas em comum de todas as religiões. Mesmo contando com alguns exemplos ilustrativos... leia mais

Vídeos O Sagrado e o Profano (3)

ver mais
Resenha - O SAGRADO E O PROFANO: A ESSÊNCIA DAS RELIGIÕES - Leitura 493

Resenha - O SAGRADO E O PROFANO: A ESSÊNCIA D

O homem moderno precisa de tradução | O Sagrado e o Profano (Mircea Eliade)

O homem moderno precisa de tradução | O Sagra


Estatísticas

Desejam155
Trocam1
Avaliações 4.3 / 298
5
ranking 52
52%
4
ranking 33
33%
3
ranking 12
12%
2
ranking 3
3%
1
ranking 1
1%

44%

56%

Renan Vianna
editou em:
05/10/2016 23:51:25

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR