O Sarcasmo das Coisas

O Sarcasmo das Coisas Rita de Cássia Aragão Matos


Compartilhe


O Sarcasmo das Coisas


Um estudo sobre recepção, publicidade e grpos "precarizados"




Originalmente, este estudo foi realizado junto ao Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas da Faculdade de Comunicação da UFBA. Anos depois, estimulada por amigos e diversos leitores, o trabalho foi retomado, atualizado e, finalmente, compartilhado através desta publicação.

O Sarcasmo das Coisas: Um estudo sobre recepção, publicidade e grupos “precarizados” tem como principal objetivo analisar de que modo famílias socialmente precarizadas (residentes na periferia de Salvador, que possuem renda de até 2,5 salários mínimos e baixo nível de escolaridade) assimilam, interpretam, enfim, “negociam” o discurso publicitário veiculado na televisão, particularmente aqueles anúncios que apresentam objetos em boa medida inacessíveis a estes segmentos. Ao mesmo tempo em que exibe tais coisas, a vitrine doméstica confronta o mundo dos objetos, o discurso publicitário, com um outro universo, vivenciado por estes sujeitos, marcado por privações de toda ordem. Este paradoxo é uma das características mais marcantes de uma sociedade capitalista como a brasileira, na qual, por um lado, desenvolram-se estratégias de comunicação extremamente sofisticadas para reforçar o consumo, por outro, continua mantendo a maioria da população alijada das benesses do processo de industrialização.

Comunicação

Edições (1)

ver mais
O Sarcasmo das Coisas

Similares


Estatísticas

Desejam
Informações não disponíveis
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 5.0 / 1
5
ranking 100
100%
4
ranking 0
0%
3
ranking 0
0%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

33%

67%

Ingride
cadastrou em:
10/12/2014 23:57:06

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR