O Segredo de Joe Gould

O Segredo de Joe Gould Joseph Mitchell


Compartilhe


O Segredo de Joe Gould (Jornalismo Literário)


No Segredo de um Boêmio Culto, Excêntrico e Pobre, uma Nova York Desconhecida




Em 1942, Joseph Mitchell publicou nas páginas da revista The New Yorker o perfil de um literato maltrapilho que vivia perambulando pelo Greenwich Village, o bairro boêmio de Nova York. O personagem chamava-se Joe Gould e a reportagem revelava que, apesar de viver como um mendigo -- dormia em pensões baratas, albergues e, às vezes, até na rua --, preparava uma obra monumental: História oral do nosso tempo.

Gould morreu em 1957 e o livro que vinha escrevendo nunca foi encontrado -- não se sabia, então, nem mesmo se chegara de fato a existir. Em 1964, sete anos após a morte de Gould e mais de vinte anos após o perfil da The New Yorker, Joseph Mitchell escreveu para a mesma revista outro texto sobre o boêmio do Village -- "O segredo de Joe Gould" --, revelando o mistério guardado por tanto tempo. Depois dessa reportagem histórica, o jornalista nunca mais publicou sequer um texto.

Mesmo assim, continuou a frequentar a redação diariamente e a receber salário até o fim da vida. Morreu de câncer em 1996. Mitchell era um dos repórteres mais talentosos da The New Yorker. Na revista, tinha liberdade absoluta: escrevia sobre o que quisesse, no prazo que julgasse necessário. Foi um dos primeiros repórteres a descrever histórias reais com técnicas de ficção. Era um jornalista atípico, que preferia escrever sobre pessoas anônimas e assuntos prosaicos, em vez de se ocupar da economia, da política ou do mundo das celebridades.

Os últimos trinta anos de sua vida são cercados de mistério: não se sabe sobre o que escrevia diariamente na redação da revista e, apesar das inúmeras especulações a respeito, ignora-se o motivo de seu silêncio. A qualidade literária de sua obra, porém, faz dele um dos mais importantes jornalistas americanos do século XX.

Biografia, Autobiografia, Memórias / Literatura Estrangeira / Não-ficção

Edições (1)

ver mais
O Segredo de Joe Gould

Similares

(8) ver mais
Anatomia de um Julgamento: Ifigênia em Forest Hills
A Mulher do Próximo
Vida de Escritor
Honra Teu Pai

Resenhas para O Segredo de Joe Gould (5)

ver mais
Além do Segredo
on 22/11/13


Não bastassem a prosa enxuta e o personagem, "O Segredo de Joe Gould" é agraciado com um excelente posfácio do cineasta João Moreira Salles sobre Mitchell e como ele ignorou a fronteira entre o jornalismo e a literatura. A ideia de que é preciso escrever bem para ser jornalista paira sobre o senso comum. Mas na correria do dia-a-dia, com o decaimento nas redações de profissionais preparados, somando-se a isso as precárias condições de trabalho dos jornais diários e o sufocamento... leia mais

Estatísticas

Desejam79
Trocam1
Avaliações 4.3 / 243
5
ranking 48
48%
4
ranking 38
38%
3
ranking 12
12%
2
ranking 2
2%
1
ranking 0
0%

40%

60%

Felipe
cadastrou em:
10/01/2009 02:12:51
Cioran E.
editou em:
08/09/2018 18:44:44