O Segundo Sexo

O Segundo Sexo Simone de Beauvoir


Compartilhe


O Segundo Sexo #1


Fatos e Mitos




Lançado numa época em que o termo "feminismo" nem sequer havia sido cunhado, este livro pode ser considerado, hoje, o marco inicial da prática discursiva da situação feminina. Neste primeiro volume, Simone de Beauvoir aborda os fatos e mitos da condição da mulher numa reflexão apaixonante que interessa a ambos os gêneros humanos.

Segundo volume do livro que examina a condição feminina em todas as suas dimensões: a sexual, a psicológica, a social e a política. Os caminhos que podem levar à libertação de mulheres e homens. Complementação de uma obra que, em escala mundial, inaugurou o debate sobre a situação da mulher.







Em 1949, uma mulher toma consciência da alienação da condição feminina. Denuncia com virulência, através de um estudo muito exaustivo, a dependência do segundo sexo.



o Segundo sexo é um estudo sobre a mulher e o seu papel na sociedade. Numa perspectiva histórica e mythique, seguidamente apoiando-se sobre experiências vividas, Simone de Beauvoir mostra como, de uma maneira ou outra, a mulher sempre foi o escravo do homem. Recusa a ideia de uma natureza feminina no entanto assim encensée na literatura. Com efeito, o homem tenta fazer esquecer à mulher a sua dependência atribuindo um encanto específico ao seu sexo. Nada de naturalidade nem biológico acantona a mulher ao seu papel, a sua condição que é um fenómeno meramente cultural. Saber assim que não é a inferioridade das mulheres que determinou a sua insignificância histórica mas a sua insignificância histórica que dedicou-o à inferioridade. Que seja mãe, esposa, rapariga ou prostituta, a mulher define-se apenas em função do homem e nunca para a própria: encarna o outro. Esta diversidade posta a priori provoca a impossibilidade de relações de reciprocidade e de igualdade entre os homens e as mulheres. Frequentemente assimilada à matéria metáforas féminité emprestam geralmente ao seu vocabulário às matérias orgânicas e vegetais - a mulher aspira tornar-se por último uma consciência autónoma. É de uma igualdade total entre os dois sexos que nascerá a liberdade da mulher.



Este imponente estudo suscitou tollé geral à sua saída em 1949. é após 1970 que a obra conheceu um enorme sucesso que faz de Simone de Beauvoir um théoricienne do movimento feminista.

o estilo da obra, embora controvérsia, seja apagada, procurando sobretudo colocar a tónica sobre a ideia. O interesse deeste estudo descansa sobre as qualidades de reflexão e grande érudition do autor que se apoiava já sobre os dados de Lacan ou de Lévi-Strauss. Embora teórica na sua forma, apoie-se sobre uma multidão de exemplos concretos e ofertas das conclusões dos mais realistas. Assim, aparece que é pelo trabalho que a mulher cruzou em grande parte a distância que separava-o do homem, e que é o trabalho que poder único garantir-lhe uma liberdade concreta.



as obras de Simone de Beauvoir são marcadas fortemente pelo sistema filosófico de Jean-Paul Sartre. O Segundo sexo parece assim responder ao desejo sartrien de uma literatura que aja sobre o mundo.

Ensaios / Filosofia / Literatura Estrangeira / Não-ficção / Sexo e Sexologia / Sociologia

Edições (12)

ver mais
O Segundo Sexo - Vol. I
O Segundo Sexo
O Segundo Sexo
O segundo sexo

Similares

(55) ver mais
Sejamos todos feministas
Um Teto Todo Seu
A mulher independente
A Política Sexual da Carne

Resenhas para O Segundo Sexo (48)

ver mais
Bíblia feminista
on 5/1/14


Por onde eu começo? Falando que finalmente achei uma bíblia pra chamar de minha? Como essas edições estão divididas em dois livros, esse que acabei de ler equivale ao Antigo Testamento, rá! O Livro é dividido em três partes: Parte 1 – Destino: Dividido em três capítulos, no primeiro fala-se sobre as bases biológicas das diferenças entre homens e mulheres e o quanto essas diferenças são ínfimas para justificarem um tratamento social diferenciado. No segundo é específico para destr... leia mais

Vídeos O Segundo Sexo (1)

ver mais
Resenha Do Clássico Feminista O Segundo Sexo

Resenha Do Clássico Feminista O Segundo Sexo


Estatísticas

Desejam1.480
Trocam4
Avaliações 4.5 / 1.152
5
ranking 66
66%
4
ranking 25
25%
3
ranking 7
7%
2
ranking 2
2%
1
ranking 1
1%

12%

88%

Kiki
editou em:
27/12/2019 07:28:06

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR