O Segundo Sexo

O Segundo Sexo Simone de Beauvoir


Compartilhe


O Segundo Sexo





“Pois, de O segundo sexo a A cerimônia do adeus, o empenho principal de Beauvoir foi o de construir uma nova identidade, sobretudo feminina, mas comum a todos na exigência da liberdade.” -- Folha de S. Paulo

Provedora, vassala, acolhedora. Não importa como se apresenta, o lugar da mulher sempre foi definido pelo homem. Este configura a posição central na sociedade. O homem – que tomou para si a definição de “ser humano” – relega à mulher uma posição secundária, um papel de coadjuvante na História. Foi a partir dessa constatação e da pergunta “o que é uma mulher?” que a filósofa existencialista Simone de Beauvoir deu início à sua reflexão para escrever "O Segundo Sexo".

A preocupação contudo não foi em equiparar um gênero a outro. Para ela, isso seria demasiado simplista, inclusive porque o homem é “um ser absoluto”, enquanto a mulher ainda não o é. Simone de Beauvoir procurou compreender de que maneira a mulher ocupou, ou a fizeram ocupar, essa posição de “segundo sexo” em diferentes sociedades, como ela se coloca no mundo e como contribui para essa configuração social.

Livro que consagrou a autora na filosofia mundial e referência básica para o movimento feminista do século XX, "O Segundo Sexo" foi publicado originalmente em 1949, período turbulento de pós-guerra, quando sobretudo a Europa vivia um penoso processo de reestruturação e a França abria, aos poucos, espaço para as mulheres no campo social e político – apenas em 1944 permitiu-se o voto feminino. Mas a obra não ficou datada: inaugurou um novo modelo de pensamento sobre a mulher na sociedade e tornou-se atemporal e definitiva.

Ensaios / Filosofia / Literatura Estrangeira / Sexo e Sexologia / Sociologia / Não-ficção

Edições (11)

ver mais
O Segundo Sexo - Vol. I
O Segundo Sexo
O segundo sexo
O segundo sexo

Similares

(49) ver mais
Um Teto Todo Seu
A mulher independente
A Política Sexual da Carne
A Mulher e o Cinema - Os dois lados da câmera

Resenhas para O Segundo Sexo (20)

ver mais
“O mundo sempre pertenceu aos machos”
on 16/1/13


Logo que nascemos somos rotuladas como "SEXO 2" essa simples observação trás consigo um peso que carregaremos durante toda a vida. “Não acredito que existam qualidades, valores, modos de vida especificamente femininos: seria admitir a existência de uma natureza feminina, quer dizer, aderir a um mito inventado pelos homens para prender as mulheres na sua condição de oprimidas. Não se trata para a mulher de se afirmar como mulher, mas de tornarem-se seres humanos na sua integridade.... leia mais

Vídeos O Segundo Sexo (6)

ver mais
TBR para o #SEJAMOSTODASETODOSFEMINISTAS - SUFONINO

TBR para o #SEJAMOSTODASETODOSFEMINISTAS - SU

O Segundo Sexo - Simone de Beauvoir | Segunda Parte + A Hora da História - Thrity Umrigar

O Segundo Sexo - Simone de Beauvoir | Segunda


Estatísticas

Desejam1.375
Trocam3
Avaliações 4.5 / 770
5
ranking 65
65%
4
ranking 25
25%
3
ranking 7
7%
2
ranking 2
2%
1
ranking 1
1%

14%

86%

Renata
cadastrou em:
23/10/2012 00:09:32
Cioran E.
editou em:
05/02/2018 18:29:05