O Seminário, livro 20

O Seminário, livro 20 Jacques Lacan


Compartilhe


O Seminário, livro 20


mais, ainda




"Basta que vocês olhem em Roma a estátua de Bernini para compreenderem logo que ela está gozando, Santa Tereza, não há dúvida. E do que é que ela goza? É claro que o testemunho essencial dos místicos é justamente o de dizer que eles o experimentam, mas não sabem nada dele.
Essas jaculações místicas, não é lorota nem só falação, é em suma o que se pode ler de melhor. Podem pôr em rodapé, nota - Acrescentar os Escritos de Jacques Lacan, porque é da mesma ordem.
O que se tentava no fim do século passado, no tempo de Freud, o que eles procuravam, toda sorte de gente brava no círculo de Charcot e dos outros, era carregar a mística para as questões de foda. Se vocês olharem de perto, de modo algum não é isto. Esse gozo que se experimenta e do qual não se sabe nada, não é ele o que nos coloca na via da ex-sistência? E por que não interpretar uma face do Outro, a face de Deus, como suportada pelo gozo feminino?
[Capítulo VI]"

Psicologia

Edições (2)

ver mais
O Seminário 20: Encore
O Seminário, livro 20

Similares

(1) ver mais
O Seminário, Livro 7: A ética da psicanálise

Resenhas para O Seminário, livro 20 (3)

ver mais
on 28/12/21


Nunca pensei que fosse dizer isso de algo que Lacan escreveu, mas eu amei esse seminário kkkkkk. Aqui Lacan vai se delinear acerca do gozo, da paixão, da posição feminina, do gozo místico... Muito muito bom. Li em grupo então facilitou bastante pra compreender algumas coisas e dificultou na compreensão de outras justamente por não ser no seu tempo mas no tempo do grupo. Ganhos e perdas. Mas valeu super a pena. Recomendo ler o livro de Ana Suy antes pra facilitar o entendimento.... leia mais

Estatísticas

Desejam12
Trocam1
Avaliações 4.8 / 17
5
ranking 82
82%
4
ranking 18
18%
3
ranking 0
0%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

41%

59%

Cortez
cadastrou em:
12/04/2011 21:25:41

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR