O Seminarista

O Seminarista Bernardo Guimarães


Compartilhe


O Seminarista





O Seminarista narra o drama de Eugênio e Margarida que, na infância passada no sertão mineiro, estabelecem uma amizade que logo vira paixão. O pai de Eugênio, indiferente aos sentimentos do filho, obriga-o a ir para um seminário. Dilacerado entre o amor e a religiosidade, Eugênio segue para o mosteiro.







Embora todo o sofrimento da perda amorosa, o jovem dedica-se à vida espiritual e acaba ordenando-se sacerdote. Volta então à aldeia natal para rezar a sua primeira missa. Lá encontra a sua antiga paixão, Margarida, que está à beira da morte. Os dois não resistem ao impulso afetivo e mantêm relações. Em seguida, a heroína morre. Eugênio,ao iniciar a missa de um defunto,descobre que aquele era Margarida e assim enlouquece de dor afetiva e moral.Joga sua roupa de padre no chão e sai correndo pela porta principal da igreja.Desesperado.Sem controle.Estava louco.







Apesar de sua dimensão melodramática, o romance apresenta uma das mais veementes críticas ao patriarcalismo, em toda a literatura do século XIX.

Romance / Ficção / Literatura Brasileira

Edições (22)

ver mais
O Seminarista
O Seminarista
O Seminarista
O Seminarista

Similares

(7) ver mais
Os Sofrimentos do Jovem Werther
Eurico, o presbítero
Eurico o presbítero
Eurico, o Presbítero

Resenhas para O Seminarista (108)

ver mais
Me surpreendeu...
on 11/1/09


Esperava um livro bem chato... Aquele romance água com açúcar enfadonho. Mas, apesar do vocabulário "de época", a trama é bem conduzida e traça uma boa oposição entre um amor infantil e o celibato, fio condutor da narrativa. É fininho... Vale a pena!... leia mais

Estatísticas

Desejam75
Trocam71
Avaliações 3.6 / 2.635
5
ranking 23
23%
4
ranking 29
29%
3
ranking 33
33%
2
ranking 12
12%
1
ranking 3
3%

26%

74%

John Vitor Mello
editou em:
15/03/2018 09:45:11