O Senhor dos Quebra-nozes

O Senhor dos Quebra-nozes Iain Lawrence


Compartilhe


O Senhor dos Quebra-nozes





"O Senhor dos Quebra-Nozes" começa em 1914, nos dias que antecedem o que logo se transforma em uma grande guerra. Quando se alista, o pai de Johnny acredita que voltará a tempo de passar o Natal perto da família. Enquanto espera, o menino brinca com seu exército de soldados quebra-nozes e lê as muitas cartas que recebe do pai. A correspondência trocada entre os dois retrata a realidade de um tempo cruel e sofrido. Quando os jogos inocentes do menino passam a profetizar as verdadeiras batalhas travadas pelo exército inglês, ele começa a acreditar que possui poderes sobre aqueles pequeninos homens de madeira, um dom que, acima de tudo, lhe dará o controle do destino do pai, da vida de todos os soldados e do próprio resultado do grande conflito.

A narrativa é riquíssima. Os detalhes, tão reais e reunidos com tanta habilidade, que qualquer leitor consegue ter uma excelente idéia do que pessoas comuns sentiram e fizeram em um tempo que deixou tantos corações e corpos machucados em ambos os lados do Canal da Mancha.

A delicada escolha de palavras e situações conduz o protagonista em uma jornada de perda da inocência, que por sua vez passa a costurar outra história, a das imensas distâncias que os efeitos dos grandes confrontos podem alcançar. "O Senhor dos Quebra-Nozes" não tem, segundo seu autor, "a intenção de ser uma lição sobre a guerra, mas me agradaria se fizesse com que as pessoas pensassem a respeito de suas conseqüências".

Edições (1)

ver mais
O Senhor dos Quebra-nozes

Similares

(8) ver mais
Um livro de maravilhas para meninos e meninas
Um Livro Perigoso Pra Cachorro
O livro perigoso para garotos (de bolso)
O livro perigoso para garotos (de bolso)

Resenhas para O Senhor dos Quebra-nozes (6)

ver mais
Maravilhoso!
on 26/12/13


Adquiri este livro na Bienal do Rio de Janeiro de 2013. Estava esperando algum momento apropriado para lê-lo e, como tenho lido um livro com muita teoria (que é meio cansativo, apesar de bastante interessante), resolvi fazer uma pausa para ler algo mais leve. Levei dois dias para ler "O Senhor dos Quebra-Nozes"... isto porque estava em casa e mãe fala pelos cotovelos (o que me faz render pouco), pois eu teria lido em apenas um dia. Simplesmente maravilhosa leitura! Eu dizia: "Tudo be... leia mais

Estatísticas

Desejam12
Trocam3
Avaliações 4.1 / 71
5
ranking 39
39%
4
ranking 42
42%
3
ranking 13
13%
2
ranking 6
6%
1
ranking 0
0%

20%

80%


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR