O senhor vai entender

O senhor vai entender Claudio Magris


Compartilhe


O senhor vai entender





Lançado em 2006, O senhor vai entender é um mergulho introspectivo na memória afetiva daquele que a crítica italiana e européia em geral reputa como um dos maiores escritores vivos. Neste relato breve e intenso, Claudio Magris retoma o antigo mito grego de Orfeu - poeta e músico que após a morte da amada, Eurídice, desce aos infernos para buscá-la, mas termina por perdê-la para sempre - a fim de explorar não só as complexas relações entre homem e mulher nos dias de hoje, mas também para falar de sua experiência amorosa com a escritora Marisa Madieri (1938-96).

A narradora é a mulher perdida para sempre, que, de dentro de uma estranha e imensa Casa de Repouso, expõe a um senhor oculto e desconhecido os motivos que a levaram a querer continuar ali. Durante seu monólogo, aos poucos vem à tona sua difícil história de amor com um poeta admirado e cortejado por todos. À medida que a voz feminina faz sua confissão, percebe-se que quem fala é Eurídice, a quem agora caberá dar uma nova versão à trajetória de Orfeu.

Emprestando a palavra a quem sempre viveu na sombra e já não pode falar, o autor faz pela voz do outro um auto-retrato corajoso e demolidor, revelando as vaidades do escritor, o gosto pela fama, suas leviandades e incompetências. A narradora, por sua vez, com força e lucidez surpreendentes, reafirma apesar de tudo - as traições, as pequenas humilhações, o eterno papel de coadjuvante - seu profundo amor pelo companheiro, concluindo o relato com uma espécie de compaixão pelo outro. O mito de Orfeu e Eurídice é, então, invertido. E, por meio deste diálogo impossível, Magris desce aos infernos para exorcizar seus fantasmas.

Literatura Estrangeira / Romance

Edições (1)

ver mais
O senhor vai entender

Similares


Estatísticas

Desejam3
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 3.4 / 10
5
ranking 10
10%
4
ranking 40
40%
3
ranking 30
30%
2
ranking 20
20%
1
ranking 0
0%

58%

42%

Helena
cadastrou em:
12/04/2009 12:26:42
Jenifer
editou em:
13/09/2019 21:48:28