O Sequestro do Barroco na Formação da Literatura Brasileira

O Sequestro do Barroco na Formação da Literatura Brasileira Haroldo de Campos


Compartilhe


O Sequestro do Barroco na Formação da Literatura Brasileira


O Caso Gregório de Matos




Ligada ao prestígio da História no quadro das humanidades, principalmente brasileiras, a ideia de que apresentar um autor, ou uma obra, ou toda uma literatura, é explicitar-lhe a circunstância, nada tem de inocente. Convive com um deslizar da interpretação do fato para o próprio fato e dispensa o observador, ele mesmo histórico, de assumir sua narrativa como narrativa.
Tomemos um exemplo. Nossos românticos contaram o país, sua natureza, seus primeiros homens, a palmeira e o sabiá, tal como os viram, desde seu ideal estético. Buscando alcançar, assim, a essência do espírito nacional, e escrevendo para um público nascente, consumidor de ideias e de folhetins, difundiram junto a ele este seu imaginário. Então, deu-se por estabelecido que aí começava o país, e que pensar a literatura era pensar a nação, e vice-versa. De deslizar, a equação tornou-se prestigiosa nos altos foros acadêmicos, e ao intelectual brasileiro passou a apresentar-se como iniludível a questão da formação, a ser posta nesses mesmos termos.
É disso que trata 'O sequestro do barroco na formação da literatura brasileira: o caso Gregório de Matos': das origens estabilizadas, de seu corolário simétrico, os fins acabados, e daquilo que desse enredo se exclui, o que vem antes do começo. São dois movimentos lógicos, um genealógico, o outro teleológico, e um terceiro movimento de subutilização freudiana da infância pátria e do que não lhe seria próprio, o Barroco literário. Incômoda para ouvidos delicados, a palavra "sequestro" inspirada em Mário de Andrada, que a tomava como sinônimo de "recalque", apenas que recobrir este último apontamento.

Edições (2)

ver mais
O Sequestro do Barroco na Formação da Literatura Brasileira
O Sequestro do Barroco

Similares

(9) ver mais
O Demônio da Teoria
Metalinguagem e Outras Metas
Aula
História Concisa da Literatura Brasileira

Resenhas para O Sequestro do Barroco na Formação da Literatura Brasileira (6)

ver mais
Haroldo X Candido
on 6/2/10


Um livro muito curto e interessante de Haroldo de Campos em que ele critica nada menos que o monstro Antonio Candido e tua talvez maior obra. A tese de Campos funda-se basicamente na crítica dos manuais que tratam de maneira positiva a literatura brasileira de modo a enquadrá-la em uma formação/evolução harmônica e linear em que o diferente é excluído ou “seqüestrado”, sendo na verdade esse tratamento uma perspectiva histórica claramente de ideologia romântica. Para tanto, Haroldo tom... leia mais

Estatísticas

Desejam17
Trocam1
Avaliações 3.8 / 50
5
ranking 24
24%
4
ranking 42
42%
3
ranking 30
30%
2
ranking 2
2%
1
ranking 2
2%

29%

71%

Marcio Freitas
cadastrou em:
18/08/2011 13:42:21
Cardoso
editou em:
16/09/2020 14:55:03

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR