O Simbolismo Animal

O Simbolismo Animal Jean-Paul Ronecker


Compartilhe


O Simbolismo Animal


Mitos, crenças, lendas, arquétipos, folclore, imaginário...




Entre o homem e o animal, uma velha história de amor e ódio — às vezes afetiva. às vezes combativa — que vai do animal divinizado ao animal persegui-do, de relação afetuosa à criação para fins alimentares... Se bem que pertencentes ao mesmo reino. são dois irmãos inimigos. Mas o homem contemporâneo, ofuscado pela intelectualização e pela técnica, perdeu o sentido do sagrado e do divino e está à procura de suas raízes, do vínculo que o une à nossa Grande Mãe Natureza. O homem pode ser animal evoluído, mas é principal-mente animal desnaturado; ora, é justamente em sua animalidade (não bestialidade) que reside a verdadeira natureza humana; a animalidade do coração, que vibra em uníssono com a criação em todas as suas formas.

O objetivo desta obra não é recopiar os bestiários da Idade Média, mas apresentar o simbolismo animal proveniente de culturas, regiões, épocas e tradições diferentes, a fim de mostrar uma imagem pancultural de representação que o ser humano faz do mundo animal. O animal está presente em toda parte: nas lendas, no folclore, nas narrações antigas, na arte, nas religiões, no pensamento tradicional, nos costumes, nos sonhos, nas crenças populares... Faz parte da história do homem. Ele nos fala e nos acompanha. Se queremos ver o fundo das coisas, não nos limitemos às aparências. O simbolismo não escapa a essa regra, Dissecar um animal não nos ensinará nada sobre sua natureza real. Para isso devemos, ao contrário, compreendê-lo, amá-lo e tornar-nos uma só coisa com ele. É só a vida do coração e da intuição que pode abrir-nos as portas do infinito. Para compreendermos a essência real, íntima, da natureza e do mundo, devemos vê-la com os olhos do coração, e não do alto de nosso orgulho. Devemos reencontrar a animalidade em nós, essa "razão do coração" que, longe de ser maldita, na realidade é divina. Ela é penhor de salvação pela aceitação e pelo respeito às leis naturais da Mãe soberana. Reencontrando a Natureza em nós, abriremos para nós as portas do futuro... de um futuro, enfim, humano.

Psicologia

Edições (1)

ver mais
O Simbolismo Animal

Similares

(4) ver mais
O Livro dos Símbolos
Simbolismo Animal Medieval
Monstros Aquáticos
Le Symbolisme des animaux

Estatísticas

Desejam8
Trocam1
Avaliações 4.0 / 4
5
ranking 20
20%
4
ranking 60
60%
3
ranking 20
20%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

39%

61%

André
cadastrou em:
22/06/2010 18:29:41
Availton
editou em:
06/12/2016 11:06:09

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR