O Sofista

O Sofista Platão


Compartilhe


O Sofista


Diálogo




Toda a originalidade filosófica de Platão une sutil raciocínio lógico à harmonia formal essencialmente poética, e pode ser apreciada no diálogo O Sofista, um texto fundamental em sua obra.


Embora os sofistas não tenham constituído escola filosófica, eram mestres em retórica e possuíam domínio da cultura geral, em razão do que exerceram significativa influência sobre o ambiente intelectual da Grécia Clássica, entre os séculos V e IV a.C..


Inicialmente, o sofista era aquele que demonstrava excelência em determinada técnica ou arte, praticando-as com habilidade. Ofereceram importante contribuição ao conhecimento da língua grega e sua gramática, bem como ao desenvolvimento da oratória e da retórica. Na pólis grega, o discurso era poderoso instrumental político na hora da tomada de decisões nas assembléias.


Contudo, apenas fragmentos de suas obras restaram e, mesmo assim, por meio de citações de seus opositores.
Foi após O Sofista que um sentido negativo passou a aureolar a sofística, cujos adeptos ficaram marcados como criadores de ilusões e manipuladores do discurso, pois usavam - conforme Platão e Aristóteles - o sofisma como forma de raciocínio, com o fim de provocar a perplexidade em seus interlocutores e persuadi-los.


O Sofista é, a rigor, um tratado sobre a linguagem e sua aplicação, no qual verdadeiro e falso são atributos das proposições, o que ressalta a questão do ser e não ser, da aparência e realidade.

Filosofia

Edições (2)

ver mais
O Sofista
O Sofista

Similares

(4) ver mais
Diálogos Vol. IX
O Banquete
Apologia de Sócrates
O Banquete

Resenhas para O Sofista (14)

ver mais
O livro já é maçante e o tradutor não ajuda
on 23/3/21


Neste livro, dois personagens discordem a respeito da natureza do sofista. Tópico discurso socrático onde um argumenta e outro refuta. O livro é uma sequência interminável de argumentos o que torna-o incrivelmente maçante, mesmo comparado a outros discursos de Platão. Não bastasse isso, esta edição está repleta de erros e frases sem sentido, o que prejudica ainda mais a leitura.... leia mais

Estatísticas

Desejam17
Trocam2
Avaliações 3.6 / 231
5
ranking 23
23%
4
ranking 35
35%
3
ranking 29
29%
2
ranking 10
10%
1
ranking 2
2%

53%

47%

Poeta Mórbido
cadastrou em:
08/01/2010 16:04:12
gabrielle carmo
editou em:
23/02/2021 11:18:08

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR