O templo

O templo Stephen Spender


Compartilhe


O templo





Concebido no calor da hora, O templo merece lugar entre os grandes livros do período entre as duas guerras mundiais do século XX. Neste romance largamente autobiográfico, que começou a tomar forma em 1929 mas só foi publicado apenas em 1988, cruzam-se a inquietação - erótica, literária, política - do jovem Stephen Spender e a singularidade de um momento histórico - a República de Weimar - em que uma inédita liberdade de costumes florescia à sombra do nazismo já rampante.

Crônica ficcional de um verão passado na Alemanha, em companhia dos amigos e escritores W. H. Auden e Christopher Isherwood, bem como do fotógrafo Herbert List, O templo começa como um romance de descoberta, de coming-out homossexual - ao mesmo tempo que retoma, em nova chave, a linhagem do romance de formação.

Deixando a Inglaterra para trás, seu protagonista vive uma série de experiências que lhe abrem as portas, até então estritamente cerradas, do corpo e do prazer, longe da culpa e da censura. Mas, ao fio das páginas, a luz vai declinando, o ambiente ganha tons cada vez mais ameaçadores, e O templo converte-se num notável e precoce estudo da ascensão do nazismo, capturada aqui em sua mistura abjeta de delito e política, ressentimento íntimo e perseguição pública.

Biografia, Autobiografia, Memórias / LGBT / GLS / Literatura Estrangeira / Romance

Edições (1)

ver mais
O templo

Similares

(9) ver mais
Adeus a Berlim
ADEUS A BERLIM
Goodbye to Berlin
The Berlin Novels

Resenhas para O templo (4)

ver mais
Crônica em romance semi-ficcional.
on 17/6/20


Um livro polido, de palavras medidas como exigem as métricas poéticas. Um registro de amizades e situações que moldaram a vida e obra de Stephen Spender. Esta obra demorou quase 80 anos entre o começo de sua escrita e os reparos finais, quando finalmente pôde ser publicada. Aqui, personagens fictícios, entre ingleses e alemães, tomam a pele de suas contrapartes de carne e osso, das relações vividas por Spender enquanto jovem, que influenciaram sua vida como poeta, ensaísta e romancista... leia mais

Estatísticas

Desejam28
Trocam1
Avaliações 3.9 / 26
5
ranking 30
30%
4
ranking 48
48%
3
ranking 19
19%
2
ranking 0
0%
1
ranking 4
4%

76%

24%

Jenifer
cadastrou em:
23/11/2019 14:47:05
Fernanda
editou em:
05/05/2020 10:05:30