O tempo e o cão

O tempo e o cão Maria Rita Kehl


Compartilhe


O tempo e o cão


a atualidade das depressões




A psicanalista e escritora Maria Rita Kehl parte da suposição de que a depressão é um sintoma social contemporâneo para desenvolver os três ensaios que compõem o livro: O tempo e o cão: a atualidade das depressões.

Escrito a partir de experiências e reflexões sobre o contato com pacientes depressivos, o livro aborda um tema que, apesar de muito comentado, é pouco compreendido e menos ainda aceito atualmente. Para abordá-lo, Maria Rita faz um apanhado do lugar simbólico ocupado pela melancolia, desde a antiguidade clássica até meados do século XX, quando Freud trouxe esse significante do campo das representações estéticas para o da clínica psicanalítica. Para ela, “Freud privatizou o conceito de melancolia; seu antigo lugar de sintoma social retornou sob o nome de depressão.”

O livro toca também na relação subjetiva dos depressivos com o tempo, chamado pela autora de temporalidade. Para a construção deste pensamento, são utilizados conceitos dos filósofos Henry Bergson e Walter Benjamin, ambos dedicados à reflexão sobre essa questão.

A clínica das depressões do ponto de vista da psicanálise está presente no terceiro ensaio, a começar pelo estabelecimento das distinções fundamentais entre a depressão e a melancolia. Aqui, a autora busca estabelecer as diferenças entre a posição subjetiva dos depressivos e as circunstâncias que determinam episódios pontuais de depressão nos obsessivos e nos histéricos.

Reconhecida pela longa e compromissada trajetória profissional, Maria Rita Kehl lança seu segundo livro pela Boitempo Editorial. Acessível e profundo, O tempo e o cão desperta o interesse não somente daqueles que têm relação direta com a psicanálise, mas também de quem deseja compreender a fundo a ação dos mecanismos sociais sobre a subjetividade humana.

Ensaios / Não-ficção / Psicologia

Edições (2)

ver mais
O tempo e o cão
O tempo e o cão

Similares

(8) ver mais
O Demônio do Meio-dia
Depressão
Darkness Visible
Sobre Ética e Psicanálise

Resenhas para O tempo e o cão (14)

ver mais
Leitura necessária
on 19/9/21


Um livro que traz a concepção histórica da depressão e como ela se tornou uma das maiores doenças contemporâneas e com alto índice de medicalização. Através de uma crítica social a autora relata como a velocidade da nossa vida, perda do valor da experiência, fragilidade das referências identificadoras, o consumo exacerbado do capitalismo e as mídias acabam interferindo na nossa vida psíquica, o que pode contribuir em estruturas depressivas.... leia mais

Estatísticas

Desejam161
Trocam3
Avaliações 4.5 / 187
5
ranking 64
64%
4
ranking 29
29%
3
ranking 6
6%
2
ranking 0
0%
1
ranking 1
1%

27%

73%

Helena
cadastrou em:
07/12/2009 00:40:36
Jenifer
editou em:
28/04/2022 17:53:36

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR