O Tempo e o Vento

O Tempo e o Vento Erico Verissimo




O Tempo e o Vento


O Continente - v.2




"Uma geração vai, e outra geração vem; porém a terra para sempre permanece. E nasce o sol, e põe-se o sol, e volta ao seu lugar donde nasceu. O vento vai para o sul, e faz o seu giro para o norte; continuamente vai girando o vento, e volta fazendo seus circuitos".

ECLESIASTES - I, 4,5,6

O Continente abre a mais famosa saga da literatura brasileira - O Tempo e o Vento. A trilogia - formada por O Continente, O Retrato e O Arquipélago - percorre um século e meio da história do Rio Grande do Sul e do Brasil, acompanhando a formação da família Terra Cambará. Num constante ir e vir entre o passado - as Missões, a fundação do povoado de santa Fé - e o tempo do Sobrado do republicano Licurgo Cambará, sitiado pelas forças federalistas, em 1895, desfilam personagens fascinantes - o enigmático Pedro Missioneiro, a corajosa Ana Terra, o intrépido e sedutor Capitão Rodrigo, a tenaz Bibiana, a sedutora Luzia Silva e o curioso Dr. Carl Winter.
Aqui, nete volume, as lutas da Revolução Federalista e a guerra no casarão chegam a um desfecho dramático na fictícia Santa Fé. Numa guerra sem quartel, Bibiana confronta-se com a nora pela posse do Sobrado e do menino Licurgo, herdeiro da família.

Edições (8)

ver mais
 O Continente - Vol. 2
O Tempo e o Vento: O Continente Vol. 2
O Continente - Vol. 2
O Tempo e o Vento: O Continente Vol. 2

Similares

(16) ver mais
O Retrato - Vol. 1
O Continente - Vol. 1
O Retrato - Vol. 2
O Arquipélago - Vol. 1

Resenhas para O Tempo e o Vento (23)

ver mais
Painel Literário da História Gaúcha.
on 24/6/10


Se o volume 1 de " O Continente", parte inaugural de "O Tempo e o Vento", são dominados por Ana Terra e pelo Capitão Rodrigo, quase toda a ação do volume 2 ocorre sob a influência de Bibiana,a submissa esposa do Capitão é a figura principal da sequência dessa obra seminal de Érico Veríssimo. A trama central envolve a luta surda entre Bibiana e a nora, a enigmática Luzia Cambará, figura atormentada que atemoriza o frágil Bolívar, seu marido, que muito pouco lembra o Capitão Rodrigo, já ... leia mais

Estatísticas

Desejam370
Trocam8
Avaliações 4.6 / 2.004
5
ranking 69
69%
4
ranking 22
22%
3
ranking 8
8%
2
ranking 1
1%
1
ranking 0
0%

29%

71%

Justi
cadastrou em:
29/11/2011 19:08:59