O testamento de Maria

O testamento de Maria Colm Tóibín


Compartilhe


O testamento de Maria





Tóibín assume o ponto de vista da mãe de Jesus Cristo e questiona os eventos fundadores do Novo Testamento e da religião católica.

Em O testamento de Maria, Colm Tóibín, nome central na literatura contemporânea, assume o ponto de vista da mãe de Jesus Cristo e põe em xeque alguns dos pilares da cultura Ocidental.

No exílio na cidade de Éfeso, amedrontada, Maria tenta lembrar os eventos que culminaram na morte brutal de seu filho - os mesmos eventos que se transformaram na narrativa do Novo Testamento e na fundação da religião católica. No entender do autor, Maria não pediu a Jesus que transformasse água em vinho nas bodas de Caná: ela só foi até a celebração para convencê-lo a voltar para casa. Mais ainda: ela fugiu do local da crucificação antes que seu filho estivesse de fato morto. Seu medo e desejo de proteção falaram mais alto que o sofrimento pelo destino do filho. "A dor", ela diz, "era dele, não minha."

O autor não endossa a crença católica de que Maria era virgem, veículo de uma gravidez de origem mágica. Ele a traz para o cotidiano e tenta compreendê-la como uma figura humana complexa, sujeita às fraquezas terrenas.

Com ousadia e brilhantismo, Tóibín compõe uma narrativa que preserva a dignidade da mãe de Cristo sem conceder à mitologia em torno dela.

"Tóibín escreve com uma intensidade que confere às mínimas nuances de sentimento imenso impacto emocional."
The New Yorker

"Este é um livro curto, mas denso como um diamante. É tão trágico quanto uma Pietá espanhola, mas completamente herético."
Edmund White

Ficção / Literatura Estrangeira / Religião e Espiritualidade

Edições (1)

ver mais
O testamento de Maria

Similares

(3) ver mais
O Senhor das Almas
Fora do Tempo
Brooklyn

Resenhas para O testamento de Maria (2)

ver mais
O testamento de Maria, de Colm Tóibín
on 16/5/18


Livro lido 5°/Mai//27°/2018 Título: O testamento de Maria Título original: The Testament of Mary Autor: Colm Tóibín (Irl) Tradução: Jorio Dauster Editora: @companhiadasletras Ano de lançamento: 2012 Ano desta edição: 2013 Páginas: 88 Classificação: ???????? _______________________________________________ "Certa noite me afastei sob o céu coalhado de estrelas e acreditei, por um instante, que em breve elas deixariam de brilhar, que as noites no futuro seriam escuras para além do escuro... leia mais

Estatísticas

Desejam32
Trocam2
Avaliações 3.9 / 57
5
ranking 26
26%
4
ranking 46
46%
3
ranking 25
25%
2
ranking 4
4%
1
ranking 0
0%

38%

62%

Marcos
cadastrou em:
04/06/2013 13:56:40
Jenifer
editou em:
19/04/2022 12:31:09

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR